porque Getúlio Vargas tenta se equilibrar em uma corda?por que a crítica em relação à constituição?
Respostas
Resposta:
Getúlio Vargas está na corda bamba porque a Constituição prometida antes das eleições e elaborada em 1891 era vista como uma piada, palhaçada. O documento não concedia os direitos ao povo e ainda ampliava o poder do governo.
Getúlio Vargas tenta se equilibrar na corda porque a Constituição do ano de 1934, tinha caráter liberal e limitava o seu poder de governar de maneira autoritária e centralizadora, como fez no início do seu governo.
A crítica em relação à constituição de 1934 por Vargas está baseada justamente no fato de que o presidente tinha o interesse de governar de modo autoritário.
Mas a constituição não permitia, submetendo os poderes do presidente à fiscalização por parte do Legislativo, proibindo ainda que o presidente de decretar o fechamento do Congresso e também limitando o mandato presidencial a 4 anos, entre outros assuntos.
A Constituição de 1934 e o governo Vargas
A constituição de 1934 possuía caráter liberal, o que desagradava o governo que desejava centralizar o poder em suas mãos. Foi uma constituição que possuía um número restrito de artigos .
Ela foi promulgada no ano de 1934, após um acordo entre Vargas e os paulistas que promoveram a Revolução Constitucionalista de 1932 para pressionar o governo para a instituição de uma constituição, já que Vargas, desde a Revolução de 1930, governava scom plenos poderes de modo autoritário e centralizador.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre o governo de Getúlio Vargas em: https://brainly.com.br/tarefa/5367692