ALGUÉM PODE ME AJUDAR NESTA PERGUNTA. - A VIOLÊNCIA URBANA É UMA REALIDADE AQUI TAMBÉM DA AMÉRICA DO SUL? EXPLIQUE
Respostas
Resposta:A violência urbana tornou-se hoje um tema de debate nacional.1 É claro que a violência, seja no campo ou nas cidades, sempre ocorreu, assumindo formas específicas conforme o momento histórico, e atingindo, preferencialmente, as camadas subalternas da população. E, tenha sido praticada diretamente pelo Estado ou por seus agentes, pelos grupos dominantes ou até por bandidos comuns, sempre deixou cicatrizes profundas.
Explicação;
Em fins dos anos 60 e início dos 70, jornais e revistas começaram a dedicar mais atenção ao tema da violência urbana, particularmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Além da violência política do governo ditatorial, essa foi também a época do auge do "esquadrão da morte".2 No decorrer dos anos 70, assaltos brutais, tráfico de drogas e de armas, extermínios, homicídios e chacinas, praticados por policiais, bandidos ou pessoas comuns, multiplicaram-se em uma proporção assustadora.3 A década de 80, mesmo com o fim do governo militar e a restauração do processo democrático, apenas aprofundou essa tendência.
Resposta:
Mesmo que tenha havido uma diminuição nos índices de violência, a violência, no Brasil, ainda figura uma das maiores preocupações sociais atualmente.
As forças nacionais não estão conseguindo demonstrar reduções suficiente, em parte pelas limitações que sofrem, tanto de recursos humanos, como financeiros e jurídicos, outra parcela da culpa vem da sociedade, que perpetua um ciclo de violência, e outra vem da falta de perspectiva dos jovens, que acabam entrando no mundo do crime.