Na elaboração da DFC, são consideradas somente transações que alteram caixa e equivalente de caixa da entidade. Entretanto, podem acontecer operações que não os afetam, ou seja, não aumentam nem diminuem o caixa e o equivalente de caixa. Entre as alternativas a seguir, assinale aquela que contém transação que não impacta caixa e equivalente de caixa:
a)
Depreciação.
b)
Aumento de capital social em dinheiro.
c)
Compra de matérias-primas à vista.
d)
Amortização de empréstimos junto às instituições financeiras.
e)
Recebimento de vendas à vista.
Respostas
Resposta: a) Depreciação.
Explicação: RESPOSTA CORRETA
A depreciação não acarreta nem entrada, nem saída de caixa, pois o lançamento contempla resultado e ativo imobilizado. O aumento de capital social em dinheiro e o recebimento de vendas à vista aumentam o caixa, uma vez que há recebimento (entrada) de capital. A compra de matérias-primas à vista e a amortização de empréstimos junto às instituições financeiras impactam no caixa, pois há saída de dinheiro da entidade.
A demonstração do fluxo de caixa também conhecida como DFC, é caracterizada pelas contas: caixa, banco e aplicações de liquidez imediata, ou seja, contas disponíveis e tempestivas. Assim sendo, a alternativa correta que corresponde à depreciação tendo em vista a não variação da conta caixa, é a alternativa a.
Depreciação
A conta depreciação é de natureza devedora e está inclusa no ativo não circulante junto com a conta de máquinas e equipamentos sendo uma conta redutora do ativo.
Além disso, entende-se que a depreciação pode ser avaliada de forma contínua e acumulada representando a desvalorização de um bem em um determinado período aquisitivo.
Outros exemplos de bens que sofrem depreciação alem de máquinas e equipamentos, podem-se citar: imóveis e veículos.
Aprenda mais sobre depreciação: https://brainly.com.br/tarefa/53249925?referrer=searchResults
#SPJ2