(UFU) A questão da demarcação de terras indígenas tem ao longo do tempo suscitado diversos conflitos. Mais recentemente, observou-se a possibilidade de modificar os critérios de demarcação, pois, conforme seus críticos, os regulamentos vigentes possibilitariam a ação de "indígenas civilizados", ou seja, aqueles que supostamente teriam perdido sua identidade indígena e que agora a reivindicavam com o intuito de obter terras. No centro desse debate, encontra-se a definição do que é ser indígena, enfim, a definição dos critérios definidores de uma etnia.
Para os estudos antropológicos atuais, define-se uma etnia por meio da
Escolha uma:
a. ocupação territorial de um país específico e pela persistência de traços culturais tradicionais.
b. identificação de uma concepção, partilhada por uma população, da existência de uma trajetória histórica comum que funda uma identidade.
c. ide
Respostas
b. identificação de uma concepção, partilhada por uma população, da existência de uma trajetória histórica comum que funda uma identidade.
A alternativa correta sobre a concepção de etnia para os estudos antropológicos atuais é a letra B) identificação de uma concepção, partilhada por uma população, da existência de uma trajetória histórica comum que funda uma identidade.
A etnia, para existir de fato, precisa da existência de um população que possua uma cultura homogênea. Uma cultura homogênea pode ser entendida como povos que possuem os mesmos costumes, a mesma língua, a mesma religião, a mesma origem, entre outros fatores.
O povo brasileiro, por exemplo, é composto por diversas etnias de diferentes origens ao redor do mundo, isso por causa do contexto histórico de colonização e ocupação do território.
Primeiramente, com os nativos colonizados pelos portugueses. Posteriormente, a chegada de negros africanos para serem escravizados. E daí em diante, a chegada de imigrantes europeus dos mais variados países, como italianos, alemães, holandeses, entre outros.
Veja mais sobre etnia em:
https://brainly.com.br/tarefa/13081109