Os teóricos Karl Marx, Max Weber
Durkheim pensam diferente sobre a relação entre indivíduo
e sociedade. Informe o pensamento de cada
um deles.
Respostas
Resposta:
Karl Marx: O indivíduo e as classes sociais
Émile Durkheim: As instituições e os indivíduos
Max Weber: O indivíduo e a ação social
Explicação:
Karl Marx analisa os indivíduos de acordo com seu contexto histórico social, as classes a que pertence. Há uma constante luta entre trabalhador e empresário e entre as classes sociais: a operária (trabalhadores que vendem sua força de trabalho) e a burguesia (dono do meio de produção). O foco da teoria de Marx está nas classes sociais, embora que o indivíduo esteja presente. Fica claro quando afirma que os seres humanos constroem suas histórias, mas não da maneira como querem pois existem situações anteriores que o condicionam o modo como ocorre a construção, mas todos tem capacidade de reagir e transformá-los.
Émile Durkheim: Para ele, a sociedade sempre prevalece sobre o indivíduo, dispondo de certas regras, normas, costumes, leis que asseguram para perpetuação. Essas regras e leis independem do indivíduo e é para todos, fornecendo uma consciência coletiva que dá sentido de integração entre os membros da sociedade.
Max Weber: tem como preocupação compreender o indivíduo e suas ações. Também compreender o sentido das chamadas ações sociais. O conceito de Weber é o da ação social entendida como o ato de comunicar, de se relacionar, tendo alguma orientação quanto às ações dos outros.