CANSAÇO DURANTE A CORRIDA PODE SER ENTENDIDA COMO: (explique os motivos, ou o motivo que leva a não finalização de uma corrida de 5 minutos, por exemplo)
Respostas
Resposta:Cansaço excessivo, perda de rendimento, irritabilidade e até depressão. Com a vida que levamos hoje, esses problemas são comuns. Entretanto, é preciso ficar alerta, principalmente se você pratica atividade física, como a corrida.
Quem não se abastece com energia de qualidade, além de ver sua performance cair, pode sofrer de uma síndrome ainda não muito conhecida e discutida — a Deficiência de Energia Relativa ao Esporte (RED-S).
Sacramentada em 2014 em uma reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI), a RED-S é uma inadequação da disponibilidade de energia para atender às demandas metabólicas do corpo e da prática esportiva.
Ocorre por um desequilíbrio entre o consumo e o gasto energético. “O que a gente consome vem da alimentação e o que se ‘gasta’ está relacionado a basicamente três coisas: ao metabolismo basal (manutenção das funções vitais, como dormir, respirar, andar etc.), à produção hormonal adequada e à atividade física”, afirma Julia Bargieri, nutricionista esportiva da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo).
Segundo a expert, o desequilíbrio energético por um longo tempo pode causar alterações fisiológicas e deficiências nutricionais severas.
Os sintomas mais comuns da RED-S são os já citados no início do texto: cansaço excessivo, perda de rendimento, irritabilidade, depressão, além de perda da concentração, redução da força muscular e fraturas.
A síndrome afeta ambos os sexos. “Nas mulheres, o primeiro sinal de desequilíbrio é a interrupção do ciclo menstrual. No homem, o diagnóstico é mais demorado e acaba sendo percebido em um estágio mais avançado
1. Cansaço antes de correr
A disposição para treinar não está presente todos os dias, mesmo para quem gosta de correr. Isso é um fato. Fatores como uma noite ruim de sono, alimentação ou uma semana estressante contribuem para que o desempenho oscile. Além disso, não podemos esquecer da preguiça, que sempre atinge em algum momento o corredor, seja iniciante, ou mais experiente.
2. Falta de técnica na corrida
Ver corredores de elite durante uma maratona, para quem deseja evoluir na técnica da corrida, é sempre algo muito bonito de se ver, bem como traz boas referências de movimentos. As passadas leves, amplas, como se estivessem flutuando, dando a impressão que correr não precisa ser algo penoso.
Quando um corredor melhora sua postura na corrida, ele reduz bastante o desgaste. Isso acontece porque mais músculos participam da ação, evitando sobrecarregar pontos específicos, algo muito comum ao correr.
Investir em técnicas de observação como a videofilmagem, Educativos e exercícios de coordenação, bem como alongamentos nas regiões mais “travadas”, irão ajudar a reduzir o cansaço na corrida.
3. Cansaço na corrida por ritmo muito forte
Por mais planejamento que exista, a corrida não é uma ciência exata. A perda de energia pode acontecer mesmo em fases onde os treinos estariam na teoria mais leves.
combata o cansaço na corrida
Mas uma condição que favorece muito esse quadro é realizar sempre treinos num ritmo mais forte. Na busca por um pace mais rápido, é enorme a quantidade de corredores que treinam no limite o tempo todo. Dessa forma, o corpo acaba ficando em estado de estresse, favorecendo o cansaço permanente.
Não é à toa que existam diversos tipos de treino, e dentre eles treinos mais leves ou regenerativos. Eles contribuem para que ocorra o processo de recuperação física e muscular, ajudando no rendimento ao longo de toda preparação, seja para uma prova de 5km ou uma maratona.
4. Correr em jejum
Prática que vem ganhando adeptos entre corredores, correr em jejum pode ser o grande vilão do cansaço na corrida.
Para que um treino de corrida possa ser eficiente, é necessário uma reserva energética. Em outras palavras, o corredor precisa ter “combustível no tanque”. Assim, ele poderá correr com muito mais intensidade. A corrida em jejum dificulta esse cenário, pois a quantidade de energia rápida para o corpo fica limitada.
Opções de rápida absorção, como sucos e frutas, além de não pesarem no corpo, ajudarão o corredor a estar mais disposto, evitando o cansaço na corrida precocemente.
5. Estabeleça uma rotina e evite o cansaço na corrida
Nosso corpo funciona muito bem com rotina. Ter horários definidos ajuda muito os nossos sistemas a entenderem quando é hora de ter mais ou menos energia disponível para treinar.