• Matéria: Ed. Física
  • Autor: nicollisilvama93
  • Perguntado 6 anos atrás

Pesquise:
A história do esporte
A história do xadrez e como jogar

Pfvr me ajudem :)


anapaulamaito3: Esse jogo além da inteligência estimula a concentração, percepção, astúcia e técnica.
anapaulamaito3: O xadrez é jogado em um tabuleiro com 64 casas alternadas entre brancas e pretas. Cada jogador tem 16 peças, brancas ou pretas, e cada peça tem seus próprios movimentos e importância. O objetivo é capturar o rei inimigo dando xeque-mate.

As peças do xadrez são:
- 8 peões: andam para frente (uma casa por vez) só podendo capturar outras peças que estão em posição diagonal.

Respostas

respondido por: anapaulamaito3
1

Resposta:

Explicação:

A história do xadrez tem origem controversa, mas é possível afirmar que o jogo foi inventado na Ásia. Atualmente, a versão amplamente difundida é a de que teria surgido na Índia com o nome de Chaturanga e dali se espalhou para a China, Rússia, Pérsia e Europa, onde se estabeleceram as regras atuais. Pesquisas recentes indicam uma possível origem na China do século III a.C., na região entre o Uzbequistão e a Pérsia antiga (atual Irã).

Um dos primeiros registros literários sobre o xadrez é o poema persa Karnamak escrito no século VI, e, a partir desta época, sua evolução é melhor documentada e amplamente aceita no meio acadêmico. Após a conquista da Pérsia pelos árabes, estes assimilaram o jogo e o difundiram no ocidente levando-o ao norte da África e Europa e até as atuais Espanha e Itália por volta do século X, de onde se expandiu para o resto do continente chegando até a região da Escandinávia e Islândia. No oriente, o xadrez se expandiu a partir da sua versão chinesa, o Xiangqi, para a Coreia e Japão no século X.

Por volta do século XV o jogo estava amplamente difundido pela Europa e, dentre as variantes existentes do jogo, a europeia foi a que mais se destacou devido à rapidez proporcionada pela inclusão da Dama e do Bispo. Apesar de já existir literatura anterior sobre o xadrez na época, foi neste período que começaram a surgir as primeiras análises de aberturas em virtude das novas possibilidades do jogo.

As partidas começaram a ser registradas com maior frequência e mais estudos da teoria do xadrez foram publicados. No século XVIII foram fundados os primeiros clubes para a prática do xadrez e federações esportivas na Europa e, em decorrência do grande número de pequenos torneios acontecendo por todo o continente, em 1851 foi realizado o primeiro torneio internacional em Londres. A popularidade das competições internacionais levou à criação do título de campeão mundial, vencido por Wilhelm Steinitz em 1886, e, em 1924, foi fundada a Federação Internacional de Xadrez (FIDE), em Paris, que organizou a primeira Olimpíada de Xadrez e o mundial feminino, vencido por Vera Menchik.

Com o avanço da computação a partir da década de 1950, começam a surgir os primeiros programas que jogam xadrez, que acompanharam a evolução do processamento de informação e introduziram o jogo na era moderna com competições on-line e acesso facilitado às análises das partidas.

A origem do xadrez ainda é motivo de debate entre os historiadores do enxadrismo,mas a teoria mais difundida é que tenha sido criado na Índia, durante o Império Gupta por volta do século VI.Esta teoria é atestada pelos primeiros registros literários persas e pela análise da etimologia das palavras empregadas no jogo e sua evolução conjunta com o xadrez.

Entretanto, teorias alternativas propõem que o xadrez tenha sido criado num período anterior, em diferentes localidades como China,Irã e Afeganistão. Estas versões exploram evidências arqueológicas, militares literárias e recursos da filogenética para contestar a teoria indiana. As similaridades entre o chaturanga e o Xiangqi, considerado a versão chinesa do xadrez, são exploradas indicando que estes jogos poderiam ter se influenciado mutuamente através do contato entre as civilizações através da rota da seda, assimilando alguns aspectos de suas regras e formando versões híbridas,o que poderia remontar à Grécia Antiga e à conquista de Alexandre, o Grande, sobre a Ásia Menor no século a.C.Existe a perspectiva de que, no futuro, novas análises da literatura existente e descoberta de mais artefatos arqueológicos na Índia e China possibilitem esclarecer em definitivo a origem do xadrez.


anapaulamaito3: Esse jogo além da inteligência estimula a concentração, percepção, astúcia e técnica.
O xadrez é jogado em um tabuleiro com 64 casas alternadas entre brancas e pretas. Cada jogador tem 16 peças, brancas ou pretas, e cada peça tem seus próprios movimentos e importância. O objetivo é capturar o rei inimigo dando xeque-mate.
anapaulamaito3: As peças do xadrez são:
- 8 peões: andam para frente (uma casa por vez) só podendo capturar outras peças que estão em posição diagonal.
anapaulamaito3: Duas torres: andam vertical e horizontalmente (quantas casas quiserem).
- Dois cavalos: andam em forma de L (3X1) podendo pular outras peças.
- Dois bispos: andam nas diagonais.
- Um rei: pode fazer o movimento das demais peças (menos o cavalo) porém ele só anda uma casa por vez.
- Rainha: faz o mesmo movimento do rei, porem anda quantas casas quiser.
Perguntas similares