• Matéria: Pedagogia
  • Autor: vaninha2006
  • Perguntado 6 anos atrás

Conforme a História da Educação no Brasil, a EJA possui sua parte, e, dentre os movimentos com relação a esta modalidade de ensino, foram debatidos e defendidos vários aspectos, dentre eles, a forma metodológica da transmissão do conhecimento, entre outros. Estes movimentos receberam grupos que possuíam as seguintes denominações: entusiastas, otimistas, realistas e tecnocratas. Assim, disserte sobre dois destes grupos e quais seus objetivos e sua realidade em determinado momento histórico com relação à Educação de Jovens e Adultos

Respostas

respondido por: anacarolinavcordeiro
7

Resposta:

São três os movimentos que auxiliaram na construção da Educação de Jovens. São eles: os entusiastas, otimistas, realistas e tecnocratas. Cada um possuía determinado objetivo com relação a esta modalidade de ensino.  

Os entusiastas, conhecidos como ?o entusiasmo pela educação?, tinham como foco a educação popular, pois existia neste período uma lacuna entre o campo e o espaço industrializado. No século XX, o analfabetismo era motivo de vergonha em nosso país, e, por este motivo, a educação era a chave mestra para a solução dos problemas da sociedade. Pode ser divulgada também a criação do MEC ? Ministério da Educação. Além disso, foi criada a rádio-educação, que auxiliou na divulgação de cursos através de lições que eram recebidas via correio.

Os otimistas foram outro grupo formado agora por profissionais da educação com elevada preocupação com relação à qualidade do ensino. Estes eram contra a alta expansão do ensino, ocasionando a baixa qualidade.

Sua preocupação ficou voltada parcialmente ao pedagógico, à formação dos professores, observando pontos primordiais da educação, como o currículo e os métodos. Os mesmos deixaram em segundo plano o conjunto social e histórico do momento.

Os realistas possuíam como preocupação a qualidade do ensino, em que os indivíduos estariam aptos às tarefas que envolvem o social, as questões econômicas e políticas. Existiam dois movimentos: um ligado à esquerda marxista, e à esquerda não marxista.

Os tecnocratas possuíam a preocupação com o rendimento da educação relacionado ao crescimento econômico do país. Este movimento não recebeu nenhuma influência dos movimentos anteriores.

Explicação:

Perguntas similares