Respostas
Resposta:Esta análise do processo de imigração européia para o Brasil, no período compreendido entre1870 e 1930, demonstra a importância crucial dos imigrantes - principalmente de italianos - para a emergência da indústria capitalista no País. Por um lado, as condições de vida na Europa naquele momento, se refletiram na emigração em massa para outros países. O Brasil, por sua vez, contava com fatores, que funcionavam como um pólo de atração de imigrantes.
Neste contexto, homens livres e despojados de meios de produção e
de subsistência chegaram em grande número a terras brasileiras. Assim, não lhes restava outra alternativa de sobrevivência que não fosse a venda de sua força de trabalho. Muitos destes imigrantes se estabeleceram no campo, enquanto outros optaram pela vida nas cidades.
Do lado da agricultura, a inserção do imigrante no sistema do colonato
foi responsável pela criação de um mercado de alimentos, na medida em que seria destinado à garantir a alimentação da força de trabalho. Dessa forma, trata-se de outra condição importante para o aparecimento da indústria.
Explicação:Portanto, com a inegável contribuição dos imigrantes, foram criadas as condições necessárias ao processo de industrialização no Brasil.