1) Apresente algumas características da Bacia do Congo.
2) Qual a importância da Bacia do Congo para o equilíbrio climático do planeta ?
3) Quais as principais formas de degradação da Bacia do Congo?
Por Favor me ajudem, estou dando muito ponto para quem fazer essa questão pra mim
Respostas
Resposta:
bacia do Congo é a segunda maior bacia hidrográfica do mundo, depois da bacia do rio Amazonas. É contígua à bacia do Nilo. Como a Bacia Amazônica, é o lar das florestas tropicais mais ricas em biodiversidade do mundo, e como esta bacia, está sendo desmatada e degradada.
. O clima é tropical equatorial, com duas estações chuvosas, incluindo chuvas muito fortes e altas temperaturas durante todo o ano. A bacia abriga o gorila-ocidental-das-terras-baixas, espécie ameaçada de extinção.
A bacia foi o divisor de águas dos povos que habitava ao longo do rio Congo, ou seja, os pigmeus ao sul e os bantos ao norte. Na grande migração banta para o sul, houve a fundação de alguns dos mais poderosos estados pré-coloniais, como o reino do Congo, o reino Lunda, e o Império Monomotapa. Bélgica, França, Grã-Bretanha e Portugal estabeleceram o controle colonial sobre toda a região no final do século XIX. O Ato Geral da Conferência de Berlim de 1885 deu uma definição precisa à "bacia convencional" do Congo, que incluía toda a bacia real e algumas outras áreas. O Ato Geral vinculava seus signatários à neutralidade dentro da bacia convencional, mas isso não foi respeitado durante a Primeira Guerra Mundial.
bacia hidrográfica do rio Congo, que abrange dez países da África Central e Austral (Angola, Burundi, Camarões, Gabão, República Centro-Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, Ruanda, Tanzânia e Zâmbia).
A bacia do Congo é a segunda maior bacia hidrográfica do mundo, depois da bacia do rio Amazonas. É contígua à bacia do Nilo. Como a Bacia Amazônica, é o lar das florestas tropicais mais ricas em biodiversidade do mundo, e como esta bacia, está sendo desmatada e degradada. A floresta é uma das principais fontes de divisas para os países da bacia.
O seu regime depende das chuvas equatoriais e quase toda a sua bacia é coberta por impenetráveis florestas equatoriais.
Estas florestas são o último refúgio para os Gorilas, mas também para outras 400 espécies de mamíferos, 1.000 espécies de aves e 10.000 espécies de plantas. Mas a Bacia do Congo também é residência de 30 milhões de pessoas, divididas em 250 etnias, sendo a maioria da população profundamente dependente da florestas para subsistir.
A bacia do congo é importante para a manuntenção da vida e as vegetações cerbadas e para os animais como as girafas, elefantes etc. e além de ser uma das bacias hidrograficas e a segunda maior do mundo
A bacia do congo é importante para a pesca e manutenção da vida, alem de ser a segunda maior bacia hidrográfica do mundo, sua extensão e de 4.700 km
Bacia do Congo – com 0,3 por cento de perda anual de floresta – possui a menor taxa de desmatamento das grandes áreas de florestas tropicais do planeta, tanto em termos proporcionais, quanto absolutos.
Explicação:
• é o segundo maior rio da África (após o rio Nilo);
• é o segundo rio do mundo em caudal (apenas ultrapassado pelo rio Amazonas);
• é o segundo em área da bacia hidrográfica (novamente a seguir ao Amazonas);
• é o primeiro em extensão de água chegando a debitar mais de 40.000 m3/s de água, com uma extensão total de 4.700 km.