Respostas
Explicação:
O nosso coração funciona como uma bomba de sangue, se ele para de funcionar nosso corpo se prejudica e morremos. O sangue para de circular, nossas células param de ser irrigadas e o corpo todo para de funcionar. O ciclo cardíaco se divide em duas fases: sístole e diástole.
Sístole:
A sístole é o período de contração muscular do coração. Nesse período do ciclo cardíaco as válvulas pulmonar e aórtica são abertas e o sangue é ejetado rapidamente do ventrículo esquerdo para a aorta e, do ventrículo direito para a artéria pulmonar. No período de ejeção, com as válvulas aórtica e pulmonar abertas, a pressão entre o ventrículo e a artéria correspondente são iguais.
Diástole:
Diástole é o período de relaxamento do coração. O sangue entra na aurícula direita e na aurícula esquerda, vindo, respectivamente, das veias cavas (superior e inferior) e das veias pulmonares. Nesta fase, as válvulas tricúspide e bicúspide encontram-se abertas, permitindo, assim, a entrada passiva de sangue das aurículas para os ventrículos. As válvulas semilunares encontram-se fechadas, o que impede a saída de sangue do coração.
Durante o ciclo cardíaco o coração produz os batimentos, que podem ser ouvidos com o estetoscópio. O primeiro batimento corresponde marca o início da sístole e o segundo marca o início da diástole.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira os cursos de Enfermagem em Cardiologia e Enfermagem em Cardiologia e Eletrocardiograma. Conheça nosso portfólio de cursos na área da Enfermagem.