Para os habitantes da costa leste americana, terremotos fazem parte da rotina. A Califórnia registra mais de 30 mil tremores anualmente. Mas a maioria deles são tão pequenos que mal conseguem ser sentidos. Uma série de tremores, no entanto, tem chamado à atenção dos especialistas em 2014. Neste ano, o território da Grande Los Angeles tremeu com uma frequência não observada desde 1994. Os últimos seis meses registraram intensa atividade sísmica com terremotos que ultrapassaram a marca dos 4.0 graus na escala Richter. Em 1994, o terremoto de Northridge de magnitude 6.7 matou 57 pessoas e deixou mais de 5 mil feridos. Desde então, raramente foram observados tremores maiores que 4.0. O que essa nova série de tremores significa? A verdade é que os cientistas estão divididos sobre o que pode acontecer no curto prazo. De acordo com o instituto de pesquisa U.S. Geological Survey, há maior probabilidade de um grande terremoto acontecer ainda neste ano. “De modo geral, quando há tremores frequentes, há maior probabilidade de tremores ainda maiores”, diz a sismóloga Lucy Jones.Terra, 4 de julho de 2014. (Adaptado). Entre 1950-1960, cientistas retomam as pesquisas outrora feitas pelo alemão Wegener e passaram a afirmar que os continentes estão sobre imensas placas seccionadas que flutuam sobre o magma. A teoria da Tectônica de Placas justificou a movimentação dos continentes defendida por Wegener em sua teoria da Deriva Continental.A notícia sobre os tremores na Califórnia se encaixam perfeitamente no: *
0 pontos
a) movimento divergente, também conhecido como movimento de colisão das placas tectônicas, esse tipo de movimento é considerado como um movimento destrutivo, visto que no momento em que as placas se chocam uma delas tende a “mergulhar” na direção do manto onde a crosta é destruída.
d) movimento divergente, pois esse tipo de movimento causa grandes deformações na crosta como dobras, falhas e fraturas. Ocorre ainda a criação de uma zona de subducção, onde o derretimento da crosta cria uma enorme pressão que termina permitindo a passagem do magma que ascende à superfície.
b) movimento transformante, visto que esse movimento na realidade não destrói, pois as placas se contraem e, em seguida, se afastam de maneira a não causar grandes terremotos, mas se ocorrer no assoalho oceânico pode originar vulcões submarinos.
c) movimento convergente, também conhecido como movimento de separação das placas tectônicas, esse tipo de movimento é considerado como um movimento constritivo, visto que, no momento em que as placas se afastam, o magma ascende à superfície (oceânica ou continental) dando origem a um novo assoalho.
e) movimento transformante, pois nesse movimento as placas deslizam lateralmente dando origem a enormes falhas geológicas. Em seus limites transformantes riquezas minerais (ouro, ferro, petróleo) podem surgir devido ao rompimento da crosta e pressão do magma.
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
D
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás