Respostas
Resposta:
Explicação:O autor 1 pensa que a proclamação da república envolveu militares e civis republicanos, sendo que os civis não participaram da proclamação por que foi um ato repentino. Já o segundo, diz que os republicanos no país não incluia a população num todo, e sim apenas os militares, as elites cafeeiras e parte da população de classe média.
espero que tenha ajudado
A autora considera a independência da política do Brasil como um acontecimento burguês, visto que o processo de emancipação política brasileira foi realizado para atender desejos de uma elite colonial e a população não participou e nem percebeu os efeitos do processo.
Independência Política do Brasil
A independência brasileira, ocorrida em 1822, teve como principal objetivo manter os privilégios da elite colonial, que foram aumentados com a vinda da família real para a colônia.
Em decorrência disso, houve uma abertura dos portos o que possibilitou a ascensão comercial da elite no Brasil. Com a volta de Dom João para Portugal, a elite estava sujeita a sofrer com o processo de recolonização do Brasil.
Portanto, após esse retorno real, Dom Pedro I começa a sofrer com pressões da elite colonial, que era a base de sustento do império brasileiro, para declarar a independência brasileira. Sendo assim, o processo emancipatório foi um ato para atender os desejos de uma pequena parte da população e a maioria dela ficou de fora.
Saiba mais sobre "Independência Política do Brasil" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/46947189
#SPJ3