• Matéria: História
  • Autor: Marcelo10748
  • Perguntado 6 anos atrás

1) Como o governo Getúlio Vargas, na fase do Estado Novo, lidou com a cultura nacional?


Anônimo: Resposta:Criou o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda)órgão encarregado de fazer a propaganda e a censura e subordinado ao presidente. Também criou o programa a Hora do Brasil para que sua fala chegasse, através do rádio,à casa de cada trabalhador.

Respostas

respondido por: Anônimo
52

Resposta: A Constituição elaborada por Campos reforçava o autoritarismo do Estado Novo, procurando dar-lhe certo ar de legalidade. Outra medida que caracterizou o regime foi a criação do Departamento de Informação e Propaganda, que passou a controlar toda a rede de informações (jornais, cinema e rádio, sobretudo), bem como contribuiu para o culto da imagem de Vargas como grande líder da nação – algo que também foi feito na Europa por líderes como Mussolini, Hitler, Stalin e Francisco Franco.

Explicação:


Aika18ueieiq962: Obg...mais tha certo?!
respondido por: lucas221377
1

No período do estado novo o governo vargas possui o DIP, departamento de imprensa e propaganda, que era um setor responsável por realizar propagandas do governo e também por censurar a imprensa e a arte do país.

Estado novo

O estado novo foi um golpe de estado arquitetado por Getúlio Vargas para se manter no poder e centralizar as ações fo país em suas mãos no poder executivo.

O DIP realizava diversas censuras em vários setores do país que criticavam ou se opunham a alguma medida de vargas e nesse período a cultura nacional ou seguia o proposto pelo governo ou seria censurado.

Para saber mais sobre o estado novo: https://brainly.com.br/tarefa/6423317

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares