Respostas
Explicação:
A região da Mesopotâmia (correspondendo aproximadamente aos limites atuais do Iraque), onde o povo Sumério se estabeleceu aproximadamente em 4000 a. C., é um imenso vale, definido por dois importantes rios, o Tigre e o Eufrates, que desaguam no Golfo Pérsico. Este fértil território foi palco, durante a antiguidade, de inúmeras ocupações, assistindo a uma contínua sucessão de povos (nómadas ou semi-nómadas), de cidades-estados e de impérios, de entre os quais se destacam os Sumérios, os Acádios, os Babilónicos, os Assírios, os Persas.
As primeiras povoações sumérias concentravam-se ao longo dos rios, dedicando-se à agricultura. Mais tarde as aldeias transformam-se em cidades amuralhadas que ganharam estatuto político relativamente autónomo. De entre estas destacam-se as cidades de Ur, de Uruk, de Nippur e de Lagash.
A obra de arte e arquitetura que mais se destacaram entre o povo sumério foram as construções dos Zigurates.
Zigurates
Os povos sumérios foram os primeiros povos a construir os zigurates, obras arquitetônicas que irão se difundir entre quase todos os povos da Mesopotâmia posteriormente.
Essas obras tinham como finalidade a adoração dos deuses, era onde ocorriam os sacrifícios e a adoração da religião. Apenas a entrada de sacerdotes e do Patesi eram permitidas.
Como o objetivo do Zigurate era de adoração aos deuses, os povos sumérios acreditavam que quanto mais próximo dos céus, eles estariam mais próximos dos deuses. Eles acreditavam que os Zigurates eram uma forma de mediação entre os mundo humano e o divino.
Saiba mais sobre "Zigurates" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1814912
#SPJ2