Explique a obra criação de Adão do artista Michelangelo com suas características renascentistas e o ano e o artista
Respostas
Resposta:
A obra renascentista intitulada A criação de Adão foi feita por volta de 1511 pelo famoso artista italiano Michelangelo.
Esse é um trabalho realizado com a técnica do afresco e integra o conjunto de pinturas feitas no Teto da Capela Sistina, produzidas entre 1508 e 1512 por encomenda do papa Júlio II.
A criação de Adão é a representação da passagem bíblica em que o criador do mundo, Deus, dá origem à humanidade, simbolizada na figura do primeiro homem, Adão.
A composição transmite harmonia ao criar dois planos que o expectador percorre visualmente a partir do chão.
Adão, segundo o livro bíblico, foi criado à semelhança de Deus. Na pintura, podemos constatar tal paridade e simetria.
Os corpos de ambos são exibidos deitados de frente, com o mortal no ambiente terrestre, inicialmente sozinho; já o ser divino está envolto em um manto e rodeado de anjos.
Os dedos das personagens, quase se tocando, são o ponto alto da composição.
A mão de Adão ainda denota falta de vitalidade, que será conferida a ele através do toque de Deus. O criador exibe o dedo indicador esticado, em um gesto simples e direto, agraciando o homem com a vida.
Segundo o historiador Ernst Gombrich, essa é considerada uma das maiores obras de arte já produzidas. Nas palavras dele:
Michelangelo conseguiu fazer do toque da mão divina o centro e o ponto culminante da pintura, e nos fez enxergar a ideia da onipotência por meio do poder de seu gesto criador.
Adão é apresentado como um homem que, preguiçosamente, desperta. Ele levanta o tronco na direção de Deus e apoia o cotovelo em seu joelho, a fim de aproximar-se do gesto divino.
É como se ele acabasse de acordar de um sono profundo, pois podemos perceber seu corpo relaxado e sua feição acomodada.
A propósito, a figura humana é muito bem representada anatomicamente em Adão, que está completamente nu e tem os músculos à mostra.
A obra Criação de Adão do famoso artista Michelangelo é um clássico renascentista, e isso se nota em cada detalhe da obra.
No plano principal da pintura, vemos a figura de Deus e Adão, onde o primeiro se esforça para conseguir tocar a ponta dos dedos do outro, que parece não se importar tanto. Esse cenário é um claro simbolismo para a quebra da visão teocentrista proposta.
Além disso, Deus aparece sentado em uma estrutura que se assemelha a um cérebro humano. Mais uma vez o racionalismo é enfatizado, fazendo ainda a provocativa sugestão de que aquela figura poderia se tratar apenas de uma criação da mente dos homens.
Outros aspectos que merecem destaque são as precisões de proporção e perspectiva dos corpos e do cenário representados.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/29874893