Respostas
Resposta:
É agravado pela ação humana por meio da emissão de gases de efeito estufa à atmosfera, que impedem a dispersão da radiação solar irradiada pela superfície terrestre, aumentando a temperatura do planeta.
Explicação:
Por causa da emissão de gases como gás Metano (CH4), Dióxido de carbono (CO2),Oxido Nitroso (N2O) e gases fluoretados.
Esses gases impedem que o calor do Sol saia para o espaço, fazendo o calor ficar aprisionado na Terra.
O Dioxido de carbono é um gás que é liberado devido à queima de combustíveis fósseis.Desde a era industrial, a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera aumentou, aproximadamente, 35%.
Aproximadamente 60% da emissão de Metano provém de ações humanas ligadas a aterros sanitários e lixões. Além disso, é eliminado por meio da digestão de ruminantes.Ele contribui 21 vezes mais que o CO2 para o efeito estufa.
O N2O pode ser emitido para a atmosfera por meio de bactérias no solo ou no oceano. Atividades agrícolas, como uso de fertilizantes nitrogenados, também são fontes desse gás. O óxido nitroso pode colaborar cerca de 298 vezes mais que o dióxido de carbono para o aumento das temperaturas.
Os gases fluoretados são produzidos pelo homem a fim de atender às necessidades industriais. São exemplos desses gases: hidrofluorcarbonetos, usados em sistemas de aquecimento e refrigeração; hexafluoreto de enxofre, usado na indústria eletrônica; perfluorcarbono, emitido na produção de alumínio; e os clorofluorcarbonos (CFCs), responsáveis pela destruição da camada de ozonio.
Espero ter ajudado!