Compare as imagens as imagens a seguir e cite as características dos governos totalitários e que se relacionam com cada uma delas . reprodução Benito Mussolini acena para a multidão.roma , italia 1938.adolfo Hitler homenagea líderes e homens das tropas da força aérea alemã q lutaram ao lado das tropas nacionalista durante a guerra civil espanhola ,1939
Respostas
Resposta:
O que é fascismo?
É um movimento político ultranacionalista e armamentista surgido na Itália no início do século 20. O fascismo prega um Estado forte e paramilitar, geralmente ligado a uma identidade étnica, com rejeição a outras culturas e vinculado à imagem de um líder.
O termo "fascista" é usado, hoje, de forma pejorativa pelo mundo para designar movimentos de extrema direita que flertem com algumas das ideias promovidas pelo fascismo italiano ou pelo nazismo alemão no século passado.
o sociólogo norte-americano Michael Mann cita cinco características fundamentais a todos os regimes fascistas e seus apoiadores:
Nacionalismo (patriotismo exacerbado);
Estatismo (Estado forte, paramentado e soberano);
Transcendência (misticismo quanto ao discurso e às ações do líder);
Expurgos (uso da violência, e não da razão pelos apoiadores);
Paramilitarismo (Exército operante e influente dentro do Estado).
Qual a diferença entre nazismo e fascismo?
Ambos são ideologias de direita, paramilitares e ultranacionalistas. Porém, de acordo com a antropóloga Dias, há duas diferenças básicas entre nazismo e fascismo.
Ela explica que o nazismo já nasce como movimento eugenista e antissemita, características que não estão na base do fascismo. Na Itália, por exemplo, a perseguição a judeus só ocorre após a aliança com a Alemanha na Segunda Guerra Mundial.
O nazismo é mais organizado. "Os nazistas sempre foram muito hábeis em registrar o que fizeram. Havia uma compulsão em registrar tudo, com uma máquina burocrática bem estruturada. Já o fascismo é mais desorganizado, orgânico", comenta a pesquisadora da Unicamp.
Fascismo e comunismo são a mesma coisa?
Não. Fascismo é um movimento político ligado à direita, enquanto comunismo está no espectro oposto, à esquerda. Comunismo é o estágio final de um processo revolucionário, em que a propriedade dos meios de produção é transferida aos trabalhadores.
Em sua essência, o comunismo prega a abolição do Estado e o fim das classes sociais, sem discurso ultranacionalista. Já o fascismo defende um Estado forte e a manutenção da estratificação social.
Explicação:
Matéria recente do Uol.