Tarefa de História: Caracterize a Rússia dos tempos do Czar política, econômica e socialmente, pág 27. 2-Explique a origem dos Bolcheviques e Mencheviques, pág 28. 3- Relacione os fatores que contribuíram para a Revolução de 1905. Pág 29
Respostas
Caracterize a Rússia dos tempos de Czar política, econômica e socialmente:
O Czarismo foi um sistema político que vigorou na Rússia até a Revolução de 1917, onde o Czar era o Imperador Russo e governava de forma absoluta, sendo uma forma de absolutismo.
Grande parte da população era formada por camponeses, em situação decadente, além das dificuldades sociais trazidas pela industrialização. A população era pobre e quase sem poder político.
No aspecto político, o czar Nicolau II transformou o país numa monarquia constitucional, com parlamento, porém não conseguiu conter o avanço do socialismo instaurado pelo Partido Operário Social-Democrata Russo.
Origem dos Bolcheviques e Mencheviques
O termo menchevique (do russo menshe, que significava “minoria”) designava a facção que realizava uma interpretação ortodoxa dos conteúdos do pensamento marxista. Liderados por Georgy Plekanov e Yuly Martov, os mencheviques acreditavam que a burguesia deveria liderar a nova república a ser constituída após a queda do Czar Nicolau II. Dessa forma, as forças produtivas seriam devidamente ampliadas para que uma revolução socialista acontecesse décadas mais tarde.
Por outro lado, os bolcheviques (do russo bolshe, que significa “maioria”), sob a liderança de Vladimir Lênin, acreditavam que o governo deveria ser diretamente controlado pelos trabalhadores. Com isso, a revolução proletária seria a responsável direta pelas transformações que modernizariam a economia russa e daria fim aos contrates sociais que marcavam o país. Segundo os mencheviques, a revolução na Rússia teria uma condução particular àquilo que fora proposto pelo marxismo.
Fatores que contribuiram para a revolução de 1905
Contribuíram para a eclosão da Revolução Russa a grande desigualdade econômica e social no país, o atraso na industrialização e a participação desastrosa da Rússia na Primeira Guerra Mundial.
O Império Russo era, ainda, um Estado absolutista, em que havia classes muito favorecidas, como a nobreza e a alta administração estatal, e classes muito pobres, como os camponeses, de modo que o sentimento da população para com o governo era, em grande parte, hostil (em especial após o Domingo Sangrento).
Já o atraso no processo de industrialização fez com que o Império Russo entrasse despreparado na Primeira Guera Mundial, de modo que centenas de milhares de russos morreram e o sentimento anti-Guerra - e anti-Império - cresceu.