Respostas
Resposta:
Imperativo categórico é um dos principais conceitos da filosofia de Immanuel Kant. ... Em suas obras, Kant afirma que é necessário tomar decisões como um ato moral, ou seja, sem agredir ou afetar outras pessoas. O imperativo categórico é enunciado com três diferentes fórmulas (e suas variantes).
A teoria do imperativo categórico foi um conceito filosófico desenvolvido pelo filósofo alemão Immanuel Kant, como projeção central de sua deontologia (teoria normativa, conceituada como tratado moral de deveres interligando-se como parte da filosofia que age como responsável por elucidar princípios, fundamentos e sistemas morais).
O objetivo de Kant ao criar sua teoria centrava-se em definir conscientemente uma forma de avaliar as motivações da ação humana em todos os momentos de vida, tendo o imperativo como qualquer proposição interligada a uma ação tida como necessária, a partir do qual dividem-se entre categóricas e hipotéticos.
Máximas essenciais concebidas como leis universais, adequadas a ação humana, que implicam em exigências incondicionais dariam origem aos imperativos categóricos, uma vez que não podem ser desobedecidos, não importando as circunstâncias, sem nenhuma condição prévia para sua realização, contudo necessária por si mesma.
-exemplo: não matarás, não roubarás
O imperativo hipotético por sua vez está atrelado a finalidade e objetivo almejados por aquele que age, sendo dado como hipotético pois, uma vez que o agente perda interesse em realiza-lo ou não esteja disposto, não existe obrigações a segui-lo, logo resulta de nossas inclinações.
-exemplo: se queres amar, ames