“As dificuldades, comumente apontadas por outras pessoas dos contextos em que vivem – família, amigos, escola, trabalho – assumem proporções por vezes exageradas, cristalizam-se, desvitalizando potenciais. Assim, uma criança chega na clínica e diz: ‘eu falo errado, é... minha mãe disse que a professora falou que eu preciso aprender a falar direito. É que eu troco as letras. É, eu não sei falar’.
Na cabeça dessa criança, de tudo o que disse, o que mais importa é que não sabe falar "por nao entender e se sentir incapaz" (...). Quando lhe apontamos que talvez ela saiba falar mais do que imagina, tanto que compreendemos tudo o que nos foi dito, e então perguntamos o que ela acha disso, sua resposta é, via de regra, lacônica: ‘não sei’.”
O texto se refere aos relatos presenciados por profissionais envolvidos com o desenvolvimento linguístico infantil. Considere as seguintes afirmativas sobre o relato produzido pela criança em questão:
I. O relato indica um possível déficit linguístico e déficit cognitivo da linguagem da criança, aos quais a profissional logo se contrapôs.
II. O relato indica apenas um déficit linguístico na linguagem da criança, também percebido pela profissional.
III. A escola da criança foi o espaço de onde surgiu a queixa sobre sua linguagem.
IV. A queixa sobre a linguagem da criança teve apenas uma preocupação normativa com a linguagem, sem preocupação com a adequação de sua variedade linguística a diferentes contextos de uso.
São corretas apenas as afirmativas:
Alternativas:
a)
I e III.
b)
I e IV.
c)
II e IV.
d)
II e III.
e)
I e IV.
2 “Para resolver o problema da educação popular é preciso repensar e rever anteriormente uma sociedade altamente desigual e injusta, que se utiliza da escola para reproduzir seus mecanismos de exclusão social que impede que seres iguais tenham oportunidades tão diferentes só porque falam diferentes variedades da mesma língua.”
Considere o texto-base acerca da exclusão social na escola realizada por meio da linguagem e as seguintes afirmativas sobre possibilidades de inserir a discussão sobre variedades linguísticas no ensino:
( ) Refletir sobre o papel do professor é fundamental para reduzir as taxas de fracasso escolar.
( ) Para igualar as variedades em seu prestígio, basta a valorização das variedades estigmatizadas, sem que seja preciso valorizar as diferentes culturas.
( ) Conhecer as trajetórias sociais dos alunos, como uma comunidade, pode ajudar no trabalho com a competência linguística falada e escrita.
( ) Conscientizar os alunos a respeito do papel de suas variedades num mercado linguístico não pode ser feito no ensino de língua materna.
Assinale a sequência correta para julgar as afirmativas:
Selecione uma alternativa:
a)
V-V-F-F
b)
V-F-V-F
c)
F-F-V-V
d)
V-F-V-V
e)
F-V-V-V
aap4 Sociolinguistica
Respostas
respondido por:
54
Resposta:
Aap4
1: A
2: B
3:A
4: B
Explicação:
corrigido pelo AVA
cyberanagames:
confirmado pelo ava
respondido por:
11
Resposta:
TUDO CORRETO.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás