Considere a Aquicultura, atividade econômica que em dez anos cresceu 123% no Brasil (2005-2015), passando de 257 mil para 574 mil toneladas de pescado, sendo que em nível mundial já ultrapassou a pesca e responde por metade do consumo mundial de peixe, eram 16,5 milhões de toneladas/ano em 1989, saltou para 106 milhões de toneladas/ano em 2015. A pesca por captura estabilizou em 90 milhões de toneladas/ano desde o final dos anos 1980, sem mostras de incremento recente. Sabe-se da aquicultura que é considerada mais sustentável que a pesca por captura e que é um padrão de uso não consuntivo de água. Em que pese as potenciais virtudes, certamente apresenta potencial de impactos ambientais adversos. Identifique e comente um impacto negativo dessa importante cadeia econômica mundial.
Respostas
Olá, tudo bem?
✾ O que é a aquicultura?
A aquicultura é uma técnica de cultivo de peixes, crustáceos, moluscos e até algas. No mais, qualquer espécie de animal aquático pode ser criado através da aquicultura, como rãs (ranicultura) e jacarés. Na aquicultura o principal objetivo é vender a produção, sendo essa produção muito maior que a desenvolvida pela pesca. Os animais são criados em tanques, podendo serem tanques dentro de rios, ou outro ambiente aquático, ou mesmo tanques antificiais.
✾ Qual o ponto negativo da aquicultura?
Podemos citar como ponto negativo da aquicultura os impactos ambientes que a aquicultura pode provocar em algumas regiões do mundo, variando de acordo com a espécie criada. Como exemplo, podemos citar a criação de espécies carnívoras, elas fazem com que seja preciso pescar outros animais para suprir as necessidades da criação. A criação do Camarão da Malásia, por exemplo, precisa de quase 3 quilos de proteína (alimento) para produzir 1 quilo de camarão (produto), sendo considerada absurda.
Leia mais em:
☞ https://brainly.com.br/tarefa/12931313
Espero ter ajudado :-) Bons estudos!