• Matéria: Química
  • Autor: felipesilva6583
  • Perguntado 6 anos atrás

Questões
1 - Comente sobre as reservas de petróleo?
2 - Quais os desafios da substituição do petróleo?
3- Quais os tipos de recursos naturais que podem substituir o petróleo?
4 - Qual o perigo do lixo atômico para o meio ambiente?

pessoal me ajuda tenho prova​

Respostas

respondido por: simonepinheirop5dsdo
7

Resposta:

Explicação:

1-Os países com as maiores reservas. A Venezuela é o país com as maiores reservas do mundo, com 300,9 bilhões de barris, de acordo com dados da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos. O segundo é a Arábia Saudita, com 266,5 bilhões de barris. O Canadá fica em terceiro, com 169,7 bilhões de barris

2-O desafio da substituição do petróleo está em se desenvolver fontes alternativas razoavelmente abundantes, baratas e ambientalmente seguras para:

Acionar centrais térmicas para produção de energia elétrica;  

Prover combustíveis industriais;  

Prover combustíveis automotivos;  

Prover matérias primas derivadas para a petroquímica....

3-A primeira é o hidrogênio, que seria usado em células de energia para gerar energia elétrica que poderiam abastecer residências ou mover automóveis.

Outra fonte pesquisada, que se encontra em diferentes estados de utilização, é a biomassa. A forma mais tradicional é a lenha, em que se pode queimar a madeira ou restos de plantações para produzir energia térmica ou carvão.

Nessa mesma categoria, também se encontra o uso de plantas para a produção de combustíveis líquidos. Para isso, são necessárias extração e produção do combustível por um processo químico. São exemplos desse tipo de fonte alternativa o álcool e o Biodiesel.

A biomassa também pode ser usada para a produção de Biogás. Nesse caso, aproveita-se o metano produzido pela decomposição do lixo, do esgoto e de restos de plantações e da criação de animais. A vantagem desse processo é reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

O emprego da energia mecânica, proveniente de quedas d´água para mover máquinas e geradores elétricos, é a terceira forma pesquisada. Nessa área, a novidade no Brasil está na construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas, cujas vantagens seriam o baixo custo, o pequeno impacto ambiental e a proximidade dos consumidores. Nisso, elas contrastam com as grandes usinas construídas até agora.

A quarta fonte de energia é a energia eólica. A exemplo da biomassa e da hidroeletricidade, ela também tem grande tradição de uso. O objetivo, hoje, é a implantação de grandes centrais geradoras de energia elétrica movidas pelo vento. Isso já é realidade em países como a Dinamarca, onde 12% da energia elétrica são gerados dessa forma, ou no norte da Alemanha (16%).

Por último, também se busca tirar força da radiação solar para reduzir o consumo ou gerar energia elétrica.

4-Impactos do lixo radioativo no meio ambiente

O contato com lixo radioativo está diretamente associado ao desenvolvimento de variados tipos de câncer. ... Além disso, quando descartado em mares e oceanos, o lixo radioativo pode provocar morte imediata de várias espécies marinhas, desequilibrando o ecossistema como um todo.

Perguntas similares