Respostas
Resposta:
O capitalismo se baseia na diferença de classes e no acúmulo de riquezas, através do lucro. Com origem datada no final do século XV, a partir da decadência do feudalismo na Europa ocidental, o capitalismo surge como novo sistema econômico e social.
MakmoralesUniversitário
Mercantilismo foi o sistema que substituiu o feudalismo, sendo considerado a primeira forma de Capitalismo da história, onde a geração de riquezas passou a ser fruto das trocas comerciais realizadas entre continentes.
O mercantilismo ganhou forma em função do Renascimento Comercial, que foi a volta do comércio na Europa juntamente com o crescimento das cidades e intensificação no uso da moeda em substituição do escambo; processo que começou ainda durante a Idade Média.
RESPOSTA:
A chamada transição do feudalismo para o capitalismo (ou do sistema econômico feudal para o sistema econômico capitalista) começou no período da Baixa Idade Média, especificamente a partir do século XIV.
O fato é que o sistema feudal entrou em profunda crise no século XIV em razão de fatores como a ascensão da burguesia nas cidades medievais, que passaram a ter uma intensa movimentação comercial nesse período; a crise no campo, as revoltas camponesas, a Peste Negra,entre outros. Essa crise forçou tanto os senhores feudais quanto os burgueses que estavam em ascensão a traçarem estratégias de desenvolvimento de suas estruturas econômicas.
Não se pode dizer, portanto, que as forças do capitalismo estavam em latência apenas nos comerciantes das cidades. Estavam elas também no campo, nos feudos, haja vista que o desenvolvimento comercial acabou favorecendo, em alguns casos, os senhores feudais. Não há uma causalidade direta que implique a passagem do feudalismo para o capitalismo centrada no renascimento comercial e urbano.
Explicação:
Espero ter ajudado.