1- Como as cidades são representadas nessas imagens?
2- Que habitantes da cidade estão presentes nessas imagens?
3- Você considera que as cidades e seus habitantes mudaram desde a época em que essas imagens foram feitas?
4-Existem pessoas em situações de rua na sua cidade?
5- Todas as pessoas podem circular por todos os espaços das cidades igualmente? Por exemplo, quem pode
passear em um shopping center? Ele é um espaço público ou privado?
6- Em sua opinião, a cidade é de todos? Por que?
Respostas
1 - Na primeira imagem podemos ver a obra de Lassar Segall representado uma periferia das cidades brasileiras, já no quadro da Tarsila do Amaral é a representação da cidade industrial e a terceira figura retrata a cidade contemporânea.
2 - O primeiro uma mulher negra com uma criança de colo, no segundo operários e no terceiro uma pessoa em situação de rua.
3 - Alguns elementos mudaram, por exemplo, nas grandes cidades brasileiras as fábricas diminuíram em detrimento dos trabalhos do terceiro setor, porém existiu um crescimento das pessoas em situação de rua e continua uma marginalização da comunidade negra.
4 - As pessoas em situação de rua são sintomas de uma péssima distribuição de riqueza e uma falta de políticas habitacionais no país.
5 - O shopping é um espaço privado, portanto ele pode limitar o acesso. Apesar de ser crime o preconceito racial, existem muitos relatos de racismo em estabelecimento comerciais.
6 - As cidades brasileiras são segregadas, quem mora nas áreas nobres tem acesso a melhor parte da cidade (infraestrutura, aparelhos públicos, etc..). Já as pessoas que vivem em regiões pobres não possuem os direitos básicos, como saneamento, educação, saúde etc. Assim a cidade completa é de apenas uma parcela da população.
Mais sobre desigualdade https://brainly.com.br/tarefa/4191790
1) Segundo as imagens as cidades são representadas de algumas formas: na primeira temos as periferias, com base na obra de Lassar Segall e na segunda a cidade industrial, que gerou o processo de urbanização, inspirando a obra de Trasila do Amaral.
Sobre o processo de representação da cidade em seu caráter prático:
A partir do desenvolvimento do espaço urbano, nosso país passou a possuir condições de aumentar o número da oferta de emprego e consequentemente desenvolver um crescimento forte nos grandes centros.
Porém, é importante destacar que no Brasil as transformações geográficas também se deram nas regiões periféricas, com o crescimento dos morros e favelas devido a desigualdade, (Imagem 1).
Mais sobre o olhar periférico:
https://brainly.com.br/tarefa/41911589
2) Dentre os habitantes que estão presentes na imagem podemos citar:
- A mulher negra que posiciona seu filho, um bebê em seu colo;
- Os operários das cidades industriais;
- E em terceiro os indivíduos em situação de rua, sofrendo com a desigualdade social.
Sobre a desigualdade social na prática:
A desigualdade social e econômica é um dos grandes problemas enfrentados pela comunidade global que tem o capitalismo como seu principal ponto.
Ela se dá a partir do crescimento da camada financeira mais rica, que detém a maior parte do capital, e, se sobrepõe em relação a parcela mais pobre, que geralmente ocupa os cargos básicos do mercado de trabalho.
Alguns dos pesquisadores que estudam a desigualdade social brasileira afirmam que essa questão dialoga com problemáticas complexas.
Sobre as sociedades industriais em seu início:
https://brainly.com.br/tarefa/13868060
3) Sim. Apesar de vivermos atualmente em cidades totalmente urbanizadas, algumas questões passaram a ser mais organizadas, como por exemplo o fato dos grandes centros serem locais que o trabalho administrativo e lojista seja mais amplo, não em seu caráter fabril.
Assim, as fábricas que antes ocupavam os grandes centros acabaram ocupando outros espaços sendo uma forma de manter a sociedade comercial mais limpa e ampla.
Sobre a indústria atual na prática:
Dentre as mudanças verificadas nesse sistema, temos tecnologias para automação cada vez mais atuais, assim como as de troca de dados que utilizam conceitos de sistemas ciber-físicos, assim como a Internet em larga escala, armazenando assim dados em nuvem.
Mais sobre a cultura de varejo:
https://brainly.com.br/tarefa/17448955
4) Sim. Vale notar que atualmente a desigualdade, e, como consequência o aumento do número de moradores em situação de rua fazem parte dos traços culturais da sociedade Brasileira, são demarcados pelo grande processo de colonização que vivemos, a partir da relação entre os escravos negros, índios e a exploração Europeia em nossas terras.
Este tipo de ideia ressalta a necessidade de uma reparação histórica imediata, sendo um recurso que deve ser utilizado através de todos os setores da sociedade.
Mais sobre o processo de reparação histórica:
https://brainly.com.br/tarefa/21296987
5) Na teoria sim, na prática não. Caso um morador de rua tente entrar em um shopping center eventualmente ele será abordado pelos seguranças que irão pedir para que ele se retire.
O mesmo vale para negros e indivíduos que são fora do padrão social previamente estabelecido, que na maioria das vezes são lidos com olhar de julgamento, como uma forma de construir ideias que deixam de lado a autonomia do indivíduo e o colocam como alguém "não pertencente" da sociedade.
Sobre a desigualdade social:
https://brainly.com.br/tarefa/20558652
6) Sim, a cidade é de todos em teoria, na prática não mas deveria ser. Quando notamos os espaços públicos e nós enquanto cidadãos circulamos nesses espaços, é importante notar que tudo que foi construído é fruto de indivíduos e grupos que possibilitaram que nós tivéssemos oportunidades.
Em um recorte histórico, tanto os indígenas, quanto os escravos e os nordestinos vindos para o Sudeste possibilitaram que o crescimento urbano da metrópole pudesse ser referência para o mundo inteiro, sendo esse um ponto que afirma que a cidade é nossa e construída, não dada.
Mais sobre a metrópole:
https://brainly.com.br/tarefa/13111431