• Matéria: História
  • Autor: rmateuscampos
  • Perguntado 6 anos atrás

Que condições económicas e culturais favorecem o desenvolvimento do Renascimento em Itália?
Por favor.

Respostas

respondido por: taliasilva95
1

Resposta:

A nova cultura artística despontou em primeiro lugar nas cidades italianas, em consequência de vários fatores. Um deles foi o precoce desenvolvimento do pré-capitalismo na região, no início da Baixa idade Média, através de grandes empreendimentos comerciais. Paralelamente, a burguesia italiana adquiriu características sociais definidas, formando uma aristocracia do dinheiro. O individualismo econômico burguês proporcionou as condições psicológicas e materiais indispensáveis à emancipação dos espíritos em todos os ramos da cultura, ou seja, ao Renascimento.

Formou-se, assim, o gosto burguês pelas artes e letras; famílias abastadas e eclesiastas puderam subvencionar artistas e intelectuais através do mecenato, como fizeram os Médicis de Florença, os Sforzas de Milão, os Gonzagas de Mântua e, em Roma, os papas Nicolau V, Júlio II e Leão X.

O fluxo comercial, iniciado já na Idade Média, propiciou o contato direto das cidades italianas com as civilizações bizantina e muçulmana, o que, por sua vez, possibilitou ao Ocidente aproximar-se da cultura grega, por eles conservada e divulgada.

A sobrevivência da tradição clássica nas cidades italianas, onde os monumentos eram visíveis por toda parte, foi outro fator artístico importante.

Finalmente a fragmentação política da Itália em cidades-estado e em cortes principescas engajadas numa forte rivalidade deu à arte acentuada expressão, criando as condições necessárias para o desenvolvimento da cultura renascentista.

está tudo ai!

Perguntas similares