Respostas
Resposta:
A fecundação humana é o momento de encontro do espermatozoide com o óvulo. Em seguida o gameta feminino estará pronto para ser fertilizado pelo masculino e inicia-se o processo de formação do embrião. A fertilização e a implantação do embrião na parede do útero, que dá início à gravidez, constituem a concepção
Fecundação é a quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero.
O Zigoto se divide em duas células, depois em quatro células, e assim por diante, até formar o blastocisto, que vai se implantar na parede do útero e em algumas semanas dará origem ao embrião, formando um ninho.
Fecundação: união do espermatozoide com o óvulo
Terceira semana óvulo é dividido
Terceira semana: o óvulo é dividido em centenas de células formando o blastocisto.
Quarta semana: embrião com três planos distintos, interno, médio e externo.
Quinta semana do embrião
Quinta semana: embrião mede 4 mm e já apresenta o tubo neural que formará a medula espinhal e o cérebro.
Sexta semana do embrião
Sexta semana: embrião mede 6 mm e já tem o crânio quase formado.
Quando o embrião atinge o útero, é produzido um hormônio chamado Hormônio Coriônico Gonadotrófico (HCG). É esse hormônio que induz o ovário a produzir estrogênio e a progesterona.
O estrogênio e progesterona chegam à hipófise “avisando” que a mulher está grávida. Assim, a hipófise para de produzir os hormônios (FSH e LH) que iriam estimular o ovário parar a ovulação, suspendendo o ciclo menstrual. Quando uma mulher está grávida, é o exame desse hormônio que dá certeza da gravidez. Esse exame costumam dar positivo no primeiro dia de falha da menstruação.