Microscópios e a curiosidade humana
O microscópio foi uma, dentre várias das descobertas apresentadas através da curiosidade humana e do mundo científico, aparelho que é capaz de aumentar a imagem dos mais distintos objetos. Foram os holandeses Hans Janssen e seu filho Zacarias, fabricantes de óculos, que em 1591 foram responsáveis por essa invenção. Eles ampliavam imagens e observavam objetos muito pequenos por meio de duas lentes de vidro montadas nas extremidades de um tubo.
Com o decorrer dos anos, o aparelho foi se aperfeiçoando e, o holandês Antonie van Leewenhoek, que construiu microscópios de apenas uma lente, foi o primeiro a utilizar o microscópio visando o entendimento da natureza e por isso estudou materiais como embriões de plantas, esperma, água estagnada, sangue e visualizou microrganismos.
Por meio dessas descobertas, Robert Hooke foi encarregado de construir um microscópio ainda mais poderoso: ele desenvolveu um aparelho com duas lentes, uma ocular e outra objetiva, ajustadas nas extremidades de um tubo de metal, o qual ficou conhecido como microscópio composto.
Atualmente, os aparelhos utilizados nos laboratórios de biologia de escolas e universidades são, na maioria, microscópios ópticos, que utilizam luz. Eles possuem dois conjuntos de lentes de vidro ou de cristal, e geralmente fornecem ampliações de 100 a 1000 vezes. A luz, projetada através do objeto em observação, atravessa as lentes da objetiva e chega ao olho do observador.
Para a melhor utilização do microscópio, diversas técnicas foram formalizadas e inovações foram feitas: Corantes, fixadores, micrótomo, esfregaço, esmagamento. Esses são alguns materiais e algumas técnicas que são necessárias em um laboratório que utiliza microscopia.
O microscópio eletrônico é um equipamento com potencial de aumento muito superior ao óptico. Foi inventado e apresentado em 09 de março de 1931 pelo físico alemão Ernst Ruska e vem sendo aperfeiçoado desde então.
A diferença básica entre o microscópio óptico e o eletrônico é que o eletrônico não é utilizada a luz, mas sim feixes de elétrons. No microscópio eletrônico não há lentes de cristal e sim bobinas, chamadas de lentes eletromagnéticas.
Não é possível observar material vivo neste tipo de microscópio. O material a ser estudado passa por um complexo processo de desidratação, fixação e inclusão em resinas especiais, muito duras, que permitem cortes ultrafinos obtidos através das navalhas de vidro do instrumento conhecido como ultramicrótomo.
A partir da leitura do texto e do que foi estudado, descreva qual a utilidade dos microscópios e qual a sua importância: *
É possível compreender que o microscópio passou por diversas mudanças ao longo do tempo, possibilitando cada vez mais descobertas com o seu aprimoramento. Quais as principais diferenças entre o microscópio ocular e o eletrônico? *
A teoria celular só foi possível de ser desenvolvida após a criação do microscópio. Pesquise o que diz esta teoria, e explique porque os microscópios foram tão importantes para o seu desenvolvimento: *
Analise as afirmativas a seguir sobre os microscópios, assinalando qual a falsa: *
O primeiro microscópio com duas lentes foi inventado por Robert Hooke.
Fazem parte do sistema de ampliação de um microscópio, as lentes oculares e objetivas.
A tecnologia possibilitou o aparecimento e a evolução do microscópio, o que permitiu mostrar que há plantas que não são constituídas por células.
A invenção do microscópio foi importante porque permitiu grandes avanços na investigação científica
alanjhonnys:
Isso é uma pergunta
Respostas
respondido por:
3
a 3 eu acho, me desculpe se não estiver certa, mas acho que as plantas são constituidas pir celulas!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás