Respostas
Resposta: O absolutismo tinha como base o poder supremo e absoluto do rei. Era baseada na lei do direito divino, que propunha que o direito do rei era concebido por Deus, logo tornando-se seu representante. Cabia ao rei absoluto todas as decisões jurídicas, econômicas, culturais, entre outras. A monarquia absolutista faz parte do chamado Antigo Regime, baseado numa sociedade estamental e no sistema econômico do mercantilismo. Não eram consideradas as camadas populares, tampouco a burguesia.
Explicação:
O absolutismo pode ser visto como um regime opressor, anticonstitucional e antidemocrático, mas também cooperou para a crescimento econômico dos países regidos pelo mesmo, o que não anula o primeiro fato. O regime absolutista, apesar dos pesares, provocou a reflexão e revolta dos injustiçados (3o Estado, Baixo Clero), contribuindo para o legado cultural deixado pelo iluminismo e outros movimentos.
Resposta: resumo;
O absolutismo tinha como base o poder supremo e absoluto do rei. ... Cabia ao rei absoluto todas as decisões jurídicas, econômicas, culturais, entre outras. A monarquia absolutista faz parte do chamado Antigo Regime, baseado numa sociedade estamental e no sistema econômico do mercantilismo.
Explicação: