Qual foi a importância da vinda para América do Norte de um número elevado de calvinistas puritanos?
Respostas
Resposta:
O puritanismo não conseguiu substituir as estruturas de plausibilidade que o anglicanismo ofereceu à nação inglesa. As estruturas sociais anglicanas permaneceram. Apenas para uma pequena e influente minoria esta situação não era satisfatória, e esse grupo era o dos puritanos, que travaram vigorosas e infrutíferas batalhas com o governo político-religioso da Inglaterra. Em todos esses eventos, o apoio de Calvino foi influente na tentativa de levar sua doutrina a uma nação cujos laços com Roma haviam sido cortados apenas pela vaidade de um rei.
Olá.
Os calvinistas puritanos vieram à América do Norte devido a perseguição religiosa aos calvinistas ingleses, os chamados puritanos, especificamente alavancada após a criação do anglicanismo, por Henrique VIII.
- O propósito principal da sua vinda a esse território específico era criar espaços de vivência, onde poderiam praticar livremente o exercício da sua religião, criando, então, o primeiro núcleo de colonização.
Ainda, as constantes disputas religiosas e políticas que em diferentes momentos levaram tanto anglicanos quanto calvinistas à América acabaram por engrendar na expulsão de uma grande parcela da população camponesa dos campos, forçando-as a emigrarem para a América do Norte.
Com isso, houve a consolidação da contribuição, através da influência, da religião puritana na colonização da América do Norte devido ao fato dela precozinar que, por meio do trabalho, poderia-se alcançar a salvação divina. Preceitos como esse foram os responsáveis pela criação da conduta social e da ética do trabalho na América do Norte.
Em suma, a vinda de um elevado número de calvinistas puritanos à América do Norte contribuiu para o processo de colonização inglesa através da religião por eles exercida, responsável pela criação de condutas sociais e éticas.
Espero ter ajudado.