Respostas
Resposta:
O grande ensaio foi o governo socialista dos chamados comunardos (ou comunards) que teve uma curta duração durante a Revolução Russa.
O czar manteve-se temporariamente no poder após utilizar a força nacional para repreender os manifestantes, o que culminou em um grande massacre.
Explicação:
A Revolução Russa foi uma sequência de combates que teve como resultado a queda da autocracia e a ascensão do Partido Bolchevique de Lenin ao poder. O impacto da Revolução foi tremendo e, em grande parte, definiu aquilo que seria o século XX: da Segunda Guerra Mundial à Guerra Fria, passando pela rearticulação do movimento trabalhista mundial e pela própria reorientação do sistema capitalista. Em 2017, a revolução russa completa 100 anos.
CAUSAS:
Regime Czarista: Existiu uma enorme centralização política nas mãos do czar, um líder que governava em função dos interesses da aristocracia. Essa, por sua vez, é uma classe social que concentrava boa parte da riqueza e das terras.
Desigualdade Social: Devido à concentração da renda nas mãos da aristocracia, boa parte da população se encontra em situação de miséria, agravada ainda mais pelo frio.
Modernização: O Czar Nicolau II decidiu entrar em um processo de modernização da economia russa com um processo de industrialização. Além disso, existia um interesse de expandir os seus interesses comerciais através de uma espécie de imperialismo na região dos Balcãs. Esse mesmo interesse de modernização também culminou em algumas guerras, como a contra o Japão. Por fim, o processo de industrialização também criou duas novas classes sociais: a burguesia (detentora dos meios de produção, os patrões) e o operariado (trabalhadores).
Dentro desse cenário, começam a ser organizadas as reivindicações e manifestações contra o regime czarista. Uma das maiores manifestações ocorreu em janeiro de 1905, em frente ao palácio de Inverno em São Petersburgo. O Czar utilizou a força nacional para repreender os manifestantes, o que culminou em um grande massacre. Essa manifestação ficou conhecida como “Grande Ensaio”. Depois delas, os movimentos entenderam que o inimigo era de fato o czar e só seria possível uma mudança com o fim do regime czarista.