Respostas
Resposta:
Mary Lennox, nascida na India colonial, vive com todo luxo e conforto, embora não tenha a atenção dos pais. A vida dela muda quando ocorre uma epidemia de cólera, quando todos morrem e somente ela permanece viva. Vai morar então com seu tio- que não faz questão de ve-la- , em uma mansão na Inglaterra.
Descobre muitos segredos nessa casa, inclusive um jardim, que está trancado há 10 anos - pois seu tio, infeliz pela morte da esposa anos atrás, trancou o jardim e enterrou a chave.
Mary curiosa para saber o que há nesse jardim,acaba por encontrar a misteriosa chave .
Esse jardim descoberto, torna-se então não apenas um terreno para o cultivo de flores, e sim um espaço de refugio e contemplação da natureza. Sobretudo o espaço responsavel pela transformação de Mary e outras crianças presente na história.
É feita então a metáfora que a antipatia e modos secos de Mary estabelecem ligaçoes com o jardim "morto". E quando ocorre mudança em seu interior- novas plantas, flores coloridas, animais- faz despertar e florear também os personagens da história. Despertar esse que diz respeito ao encontro com vivencias proprias da infancia que a personagem não tivera a chance de experimentar anteriormente.