Há vários fatores que influenciam na elasticidade preço da procura (demanda). Um dos fatores mais importantes é a essencialidade do produto para o consumidor, de maneira geral, os produtos considerados essenciais e supérfluos. Essa classificação nos ajuda a entender se esses produtos apresentam elasticidade preço da procura elástica ou elasticidade preço da procura inelástica. Trata-se de uma informação importante para empresários e governo. Empresários podem aumentar ou não o preço desses produtos e governos podem aumentar a tributação ou não desses produtos. No contexto dos produtos essenciais e supérfluos, analise as sentenças a seguir:
I- Um produto essencial apresenta demanda majoritariamente elástica.
II- Um produto supérfluo apresenta demanda inelástica.
III- Um produto essencial apresenta demanda inelástica.
IV- Um produto supérfluo apresenta demanda elástica.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.
qual é a alternativa correta
Respostas
Resposta:
a) As sentenças III e IV estão corretas. OK
Explicação:
Produtos essenciais: aqui podemos citar o uso de combustíveis que têm pouca sensibilidade no preço, por ser um produto essencial para se deslocar, ou seja, a sua demanda é maioritariamente inelástica.
Produtos supérfluos: no outro extremo dos essenciais temos os supérfluos, ou produtos que não são essenciais à vida humana em sociedade, nem possuem peso no orçamento básico das famílias. Assim, se ficarem muito caros haverá um menor número de pessoas com disponibilidade em comprar. A exemplo disso, temos as viagens turísticas, ou uma garrafa de vinho. Portanto, são produtos considerados altamente elásticos ou sensíveis ao preço.
Resposta: As sentenças III e IV estão corretas.