• Matéria: Biologia
  • Autor: camilly7773
  • Perguntado 6 anos atrás

Por meio da fotossíntese, os seres autotróficos combinam dióxido de carbono, água e energia solar para formar a glicose, um monossacarídio que constitui a principal fonte de energia para os seres vivos e está presente em diversos tipos de alimentos. A glicose é o monossacarídio mais usado pelo corpo, pois todas as nossas células oxidam glicose para obter energia.
De acordo com os gráficos I, II e III

a) o aumento dos níveis de glicose sanguínea promove um aumento da secreção de insulina e glucagon pelas ilhotas pancreáticas, pois ambos os hormônios contribuem para que as células de glicose atravessem a membrana plasmática das células dos diversos tecidos.

b) os indivíduos que ingeriram carboidratos duas horas antes apresentam alta concentração de glucagon, pois muitos desses carboidratos acabam se transformando em glicose; e, com relação à insulina, ocorre um aumento devido aos níveis elevados de glicose.

c) em cada ilhota pancreática, ou ilhotas de Langerhans, as células alfa produzem insulina e as células beta produzem glucagon, sempre em grandes quantidades, pois esses dois hormônios são responsáveis pelo "sequestro" de glicose do sangue para as células.

d) o efeito glicêmico é o mesmo para todas as pessoas, pois todos são capazes de ajustar rapidamente as alterações da glicose sanguínea.

e) quando os níveis de glicose sanguínea se elevam, a secreção de insulina aumenta para permitir que as moléculas de glicose sejam absorvidas pelas células, e os níveis de glucagon permanecem baixos, pois não há necessidades de o glicogênio ser transformado em glicose.

Anexos:

Respostas

respondido por: vinimarcuspaweouc7zp
6

Resposta:

Letra E

Explicação:

Se há ingestão de alimentos, logo, haverá produção de glicose. Por isso, entra a insulina, para ajudar a glicose a passar pelas membranas celulares. Se há glicose, não há a necessidade do glicogênio ser quebrado e transformado em glicose, que é o papel do glucagon.

Perguntas similares