2. A Joana cortou uma folha de papel em 10 partes. Depois pegou numa dessas partes e voltou a cortá-la em mais 10 partes. Repetiu este processo mais três vezes, perfazendo cinco vezes no total. No final quantos pedaços de papel obteve a Joana? *
(A) 36
(B) 40
(C) 46
(D) 50
(E) 56
Respostas
Resposta:se nn me engano e 50 mais 46 tambem e uma opição
Explicação passo-a-passo:
Resposta:
Letra C
Explicação passo-a-passo:
Temos aqui uma potenciação, onde no início temos 10, e em seguida vamos cortando mais e mais sempre em 10 partes, fazendo esse processo 5 vezes no total, mas como ela corta sempre um pedaço de folha das 10, nosso valor inicial não deve ser 10, e sim 9, pois ela tem 9 partes de papel e a 10º parte ela sempre reparte em mais 10 vezes, apenas no final totalizaremos as 10 partes sem divisões mais:
9+9+9+9+10=46 ou mais fácil:
4*10+6=46
(Nessa última pegamos a quantidade de vezes que voce cortou e subtraimos 1, isso porque esse 1 não vai ser completo, não vão ter 10 partes em todas as folhas, multiplicando o 4*10 vamos conseguir a quantidade de partes cortadas porém falta contabilizar quantas folhas foram cortadas em 10 partes, bastando subtrairmos 10-4, o -4 é devido ao número de vezes que repetimos o processo, como repetimos 5 vezes no total a última vez, como eu já disse, ficaram todas as 10 partes da folha, diferente das outras vezes onde cortamos apenas 1 pedaço da folha, deixando os outros 9 intactos)
ILUSTRAÇÃO:
⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬛
|
⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬛
|
⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬛
|
⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬛
|
⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜⬜
⬛ - São as folhas cortadas em mais partes
| - Indica que a folha cortada virou o número de partes que vêm abaixo
⬜ - São as folhas inteiras ou os pedaços que não foram cortados em mais partes