Respostas
Resposta:
Apresentar o mapa de solos do município de Cruzeiro do Sul, principal produto do Termo de Cooperação Técnica entre a Embrapa Acre e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, foi o objetivo do seminário Solos e Agricultura, realizado no último dia 19.
Resultado dos estudos que acontecem há dois anos e meio, o mapa fornece informações detalhados sobre as condições para o uso da terra na agricultura local. “Esse instrumento coloca o município a frente dos demais do estado, pois agora a Prefeitura tem uma ferramenta de gestão técnica. Ela ajuda na definição de onde plantar e quais culturas devem ser priorizadas para alavancar a economia do município”, explica Eufran Amaral, chefe-geral da Embrapa Acre.
No encontro, que reuniu produtores, técnicos e gestores públicos, o zoneamento do açaí e do café foi destaque para demonstrar como o estudo é importante para indicar as áreas propícias ao cultivo das duas cadeias produtivas. “É uma grande vitória para nós. Muitas pessoas apostavam que as terras não seriam boas para produção do café, por exemplo. E, com esse estudo, podemos agora investir sem medo nos plantios do café e de outros apontados pela pesquisa, como o cacau, guaraná, açaí, pimenta do reino”, relata o agricultor Jairo Meireles.