As décadas de 1960 e 1970 corresponderam a um momento de muita ebulição social e cultural pelo mundo. Alguns movimentos socioculturais dessa época são de oposição ao modo dominante de vida, ao modo hegemônico e se contrapõem à cultura vigente.
Como é chamado esse tipo de cultura caracterizada pela oposição à cultura dominante?
Assinale a alternativa correta.
A)
Cultura de protesto.
B)
Contracultura.
C)
Sociedade alternativa.
D)
Rebeldes sem causa.
E)
Cultura global.
Respostas
Resposta:
A RESPOSTA CERTA É: CONTRACULTURA
Explicação:
Alguns movimentos socioculturais são de oposição ao modo dominante de vida, ao modo hegemônico, que se contrapõem à cultura vigente em uma época, em um lugar ou de forma mais universal.
As décadas de 1960 e 1970 corresponderam a um momento de muita ebulição social e cultural. Fatos como a Guerra do Vietnã, na qual os Estados Unidos foram lutar, levaram ao surgimento de movimentos pacifistas contra as armas nucleares e as guerras em si, assim como movimentos sociopolíticos de mulheres, estudantes e negros. Destes surgiram novas identidades socioculturais, na música, nas artes, no teatro, nas formas de se vestir, de se alimentar, de viver.
Pode-se dizer que tais movimentos foram de contracultura, pois buscaram ir contra o mundo das guerras, da cultura imposta pela raça branca e do consumismo capitalista, enfim, da cultura dominante.
Esse ideário da contracultura levou milhares de estudantes à luta por uma melhor educação e por outros motivos de melhor vida, fosse no Brasil, nos Estados Unidos, na França e em outros países. Assim como a formas de música e de um jeito de viver que se contrapunham ao modo de vida cheio de normas e regras advindas de uma sociedade hierárquica patriarcal, buscaram uma vida alternativa, como dizia a música de Raul Seixas: “Viva a sociedade alternativa”.
Contracultura é o nome deste tipo de cultura. Logo, a alternativa B é a correta.
Movimentos contraculturais como o movimento hippie tendem a questionar normas e padrões estabelecidos socialmente.
O movimento contracultural ganhou destaque a partir dos anos 1960 com a ideia principal de questionar os padrões sociais e culturais vigentes no Ocidente.
Hoje, mais de cinquenta anos passados, boa parte do movimento contracultural é assimilado quase que automaticamente por muitos professores, pais e alunos, fazendo com que as características da contracultura passem a ser considerados culturais em certa medida:
- a função do jovem é questionar e ter um espírito crítico.
- o trabalho não pode ser opressivo.
- o sexo deve ser livre.
Por buscar sempre a vanguarda, a contracultura escancara tais características exemplificadas quase como regras normativas para se alcançar a liberdade e a felicidade.
Vinculadas então ao prazer imediato e horror à disciplina tradicional, a felicidade e a liberdade começam um processo incessante de efetivação nestes campos, a ponto de um jovem que não questione o sexo tradicional, a cultura tradicional e o valor do trabalho seja, hoje, considerado estranho.
Inverte-se, assim, o que significa contracultura: quando a cultura tradicional é tomada pelas noções contraculturais dos anos 60, o padrão cultural e social mudam e a contracultura passa a ser a valorização da cultura tradicional anterior aos hippies.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/37388880