1) DISSERTE SOBRE O QUE FOI O RENASCIMENTO CULTURAL E SUA IMPORTÂNCIA:
8 linhas
2) EXPLIQUE A FORMAÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS ABSOLUTISTAS:
8 linhas
3) DEFINA AS GRANDES NAVEGAÇÕES E O PIONEIRISMO DE PORTUGAL:
8 linhas
4) COMENTE AS REFORMAS RELIGIOSAS PROTESTANTES: LUTERANA, CALVINISTA E ANGLICANA.
12 linhas
garerinha me ajuda aí pfffff
Respostas
Resposta:
Resultado de imagem para DISSERTE SOBRE O QUE FOI O RENASCIMENTO CULTURAL E SUA IMPORTÂNCIA:
O Renascimento Cultural foi um movimento que teve seu início na Itália no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI. Os artistas, escritores e pensadores renascentistas expressavam em suas obras os valores, ideais e nova visão do mundo, de uma sociedade que emergia da crise do período medieval.
Explicação:
Resposta:
2 O Estado Absolutista surgiu no processo de formação do Estado Moderno ao mesmo tempo que a burguesia se fortalecia. Durante a Idade Média, os nobres detinham mais poder que o rei. O soberano era apenas mais um entre os nobres e deveria buscar o equilíbrio entre a nobreza e seu próprio espaço.
3 Portugal foi o pioneiro nas grandes navegações e descobrimentos marítimos dos séculos XV e XVI. ... Este pioneirismo possibilitou a Portugal conquistar novas terras além-mar (exemplo: Brasil) e fazer uma nova rota marítima rumo às Índias, transformando este país numa grande potência econômica e marítima no século XVI
4 Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão do século XVI liderado por Martinho Lutero, simbolizado pela publicação de suas 95 Teses em 31 de outubro de 1517[1][2] na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Tendo por ponto de partida as críticas às vendas de indulgências, o movimento de Lutero tornou-se conhecido como um protesto contra os abusos do clero, evoluindo para uma proposta de reforma no catolicismo romano a partir da mudança em diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, com base no que Lutero entendia como um retorno às escrituras sagradas[3]. Os princípios fundamentais extraídos da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco Solas.[4]
Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada no Sacro Império, estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Inglaterra, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contrarreforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento.
O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformadores protestantes, originando o protestantismo.
Explicação:
espero ter lhe ajudado