Português, 16.04.2020 20:45
2) O vocábulo *desastre*, empregado em ambos os textos, apresenta valores semânticos diferentes na notícia e no poema. Justifique essa alternativa (Foto da notícia e do Poema anexados)
3) De que forma a presença dos verbos no Texto 1 e a ausência dessa classe gramatical no Texto 2 contribuem para que o propósito comunicativo dos textos seja alcançado?
4-a) Releia o Texto 1 suprimindo as palavras destacadas. Em sua opinião, a ausência dessas palavras altera o sentido do texto?
4-b) Considerando sua resposta ao item anterior, defina a função de acordo com o contexto.
4-c) Indique a flexão de pessoa e de números das formas verbais destacadas na notícia (Texto 1).
4-d) De que maneira a flexão das formas verbais na 3° pessoa contribui para a impessoalidade do texto jornalístico?
Ajuda :(
Respostas
2) A diferença é que no texto 1, o vocábulo "desastre" é usado no seu sentido denotativo (literal), mas no texto 2 ele é usado no seu sentido conotativo (figurado).
3) O texto 1 pertence ao gênero textual notícia, que trata de fatos, informações, e por isso precisa se claro, dinâmico e objetivo. Assim, a utilização de verbos é necessária para encarar os fatos em uma determinada sequência.
4) a) Sim, pois iriam faltar informações no texto, e a compreensão seria difícil, complexa.
b) A função do verbo é coordenar as relações entre os componentes sentenciais, para que fique claro que é um texto jornalístico, não pessoal. Não tem opiniões, etc.
c) Utrapassou- 3⁰ p, singular
Saiu- 3⁰ p, singular
Descarrilaram- 3⁰ p, plural
Chocaram-se- 3⁰ p, plural
Tentam retirar- 3⁰ p, plural
Vazou- 3⁰ p, singular
Está sendo calculada- 3⁰ p, singular
Atingiu- 3⁰ p, singular
Dura- 3⁰ p, singular
d) O uso da 3⁰ pessoa por parte dos textos jornalísticos reforça o caráter neutro do locutor, como aponta para a imparcialidade daquele ou daquela que escreve o texto.
Espero ter ajudado!