Leia abaixo um trecho do discurso do papa Urbano II, realizado no Concílio de Clermont, em 1905:“Deixai os que outrora estavam acostumados a se baterem, impiedosamente, contra os fiéis, em guerras particulares, lutarem contra os infiéis [...] Deixai os que até aqui foram ladrões, tornarem-se soldados. Deixai aqueles que outrora se bateram contra seus irmãos e parentes, lutarem agora contra os bárbaros, como devem. Deixai os que outrora foram mercenários, a baixos salários, receberem agora a recompensa eterna.”“Uma vez que a terra que vos habitais, fechadas de todos os lados pelo mar e circundada por picos de montanhas, é demasiadamente pequena à vossa grande população: sua riqueza não abunda, mal fornece o alimento necessário aos seus cultivadores [...] tomais o caminho do Santo Sepulcro; arrebatai aquela terra à raça perversa e submete-a a vós mesmos. Essa terra em que, como diz a Escritura, ‘jorra leite e mel’ foi dada por Deus aos filhos de Israel. Jerusalém é o umbigo do mundo; a terra é mais que todas frutífera, como um novo paraíso de deleites.”No discurso do papa, é possível perceber uma série de argumentos usados por ele para que as cruzadas ocorressem. Qual das afirmativas abaixo indica um motivo não utilizado à época para o início das cruzadas? *
2 pontos
Marginalização social de parte da população em decorrência do crescimento demográfico.
O direito de primogenitura impedia que parte dos membros das famílias senhoriais conseguisse terras para serem assenhoradas por eles, necessitando de novas terras que poderiam ser encontradas no Oriente.
O direcionamento das ações de guerra na luta contra os muçulmanos, e não entre os povos que habitavam o continente europeu.
Retomar a cidade de Jerusalém dos muçulmanos, onde estava localizado o Santo Sepulcro de Cristo, e garantir que as peregrinações dos europeus à Terra Santa não fossem mais contidas pelos “bárbaros”.
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
ea letra D
Explicação:
respondido por:
11
Resposta:
Essa:Retomar a cidade de Jerusalém dos muçulmanos, onde estava localizado o Santo Sepulcro de Cristo, e garantir que as peregrinações dos europeus à Terra Santa não fossem mais contidas pelos “bárbaros”.
Explicação:
Espero ter ajudado.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás