3. Observe o trecho e responda:
“A língua deste gentio toda pela Costa é uma: carece de três letras — convém saber, não se acha nela F, nem L, nem R, cousa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei;”
a) Qual elemento da comunicação está sendo enfatizado na passagem acima?
Respostas
Resposta:
O texto está falando da língua dos índios (reconheço a carta de Caminha, mas mesmo se você não reconhecer o texto dá pra ver que alguém está falando da língua de outro alguém). O texto usa uma língua para falar de outra língua. Na classificação dos elementos da comunicação de Jakobson, língua é código e o texto que trata sobre o código tem função metalinguística.
Resposta:
C. Ao afirmar que os indígenas não tinham essas letras no seu vocabulário, fica evidente a visão que os portugueses construíram sobre a organização social da população nativa, impossibilitando o reconhecimento deles como iguais.
Explicação:
O trecho destaca um aspecto linguístico, mas vai além disso, pois serve para ilustrar a percepção que os portugueses tiveram da população indígena, pois a ausência de letras como F, L e R impossibilitava a existência de fé, leis e reis. Era uma organização social baseada no modelo ocidental, o que para os portugueses da época demonstrava uma forma de organização religiosa, política e social inferior.