mulheres nas olimpíadasa
Respostas
Resposta:
Apenas em 2012 mulheres passaram a poder competir em todas as modalidades olímpicas. Entenda como foi a luta feminina por espaço igualitário nas Olimpíadas.
olimpíadas
A participação das mulheres nas Olimpíadas teve uma longa e sofrida trajetória para chegar ao lugar onde está hoje, que apesar de não ser totalmente igualitário, já avançou muito desde os Jogos da Antiguidade. A igualdade nas modalidades veio somente há quatro anos, nas Olimpíadas de Londres, quando as mulheres conseguiram competir em todas as modalidades disponíveis (a última a entrar foi o Boxe).
Nesse ano, na Rio 2016, as mulheres brasileiras atingiram 44,9% dos atletas que disputaram as Olimpíadas: foram 209 mulheres e 256 homens. Algumas delegações, como a dos Estados Unidos e da China, trouxeram mais atletas mulheres do que homens para competir. Mas a história nem sempre foi assim.
Proibição das Mulheres nos Jogos Olímpicos da Antiguidade
No ano de 776 a.C. foram iniciadas as Panatéias, um evento que acontecia de quatro em quatro anos em que os homens se reuniam para honrar os deuses com jogos e lutas. Era um evento religioso, que as mulheres não podiam nem participar, nem assistir. E pior: se uma mulher casada fosse vista assistindo a algum jogo ela poderia ser condenada à morte.
A única presença feminina permitida nos Jogos era a de Sacerdotisas, que eram consideradas “mensageiras dos deuses”, trazendo boa sorte para os competidores. Elas eram as responsáveis pela entrega das coroas de oliveira para os vencedores.
olimpíadas A atriz Katerina Lehou acendeu a chama olímpica que veio para o Brasil na representação das antigas sacerdotisas dos Jogos da Antiguidade
Curiosidade: uma das mais famosas histórias sobre mulheres nas Olimpíadas da Antiguidade vem de uma mulher chamada Kallipateria, treinadora do seu próprio filho, um lutador de boxe chamado Pisidoros. Ela correu risco de morte ao se tornar treinadora, e se vestia de homem para assumir o papel, mas quando seu filho ganhou a luta, ela não se aguentou e acabou se expondo ao público. Felizmente ela foi poupada da morte, mas só porque seu pai, seu irmão e seu filho foram campeões olímpicos.
Você pode estar pensando “ah, mas isso foi lá atrás, antes mesmo de Cristo, não tem influência nos dias de hoje”. Pois saiba que tem, sim.
Explicação: