• Matéria: ENEM
  • Autor: avaneide8510
  • Perguntado 6 anos atrás

1 – Atende-se para a descrição abaixo: "ordem de pagamento à vista em favor de terceiro, emitida contra um banco em razão de fundos que a pessoa emitente dispõe naquela instituição financeira." A descrição do enunciado corresponde a(o): A. Nota fiscal B. Nota promissória C. Cheque D. Duplicata E. Boleto 2 – O Tabelião de Protesto é uma pessoa investida nesse cargo em virtude de delegação do Poder Público. Ou seja, a atividade notarial, de protesto e também a de registro são essencialmente públicas, mas que, por razões diversas, não podem ser exercidas diretamente pelo Estado, que delega aos Tabeliães essa prerrogativa, desde que logrem êxito no devido concurso de provas e títulos a que são submetidos. Assinale a alternativa correta: A. Devedor não é intimado acerca do protesto apresentado contra ele. B. O protesto gera efeitos judiciais e extrajudiciais. C. O cartório não concede prazo ao devedor para realizar o pagamento do título a ser protestado. D. O protesto destina-se a finalidade de provar publicamente a adimplência do devedor. E. O protesto é um ato informal que se destina a comprovar a inadimplência de uma determinada pessoa. 3 – O próprio Código Civil no parágrafo único do artigo 966, menciona expressamente que não poderá ser empresário, vejamos: "Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce função profissão ________ de natureza científica, ________ ou artística, ainda com o concurso de _________ ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa." Agora assinale a alternativa que menciona as palavras que completam as lacunas em sua ordem correta: A. Civil – literária – funcionários. B. Civil – literal – auxiliares. C. Civil – literária – auxiliares. D. Intelectual – literária – funcionários. E. Intelectual – literária – auxiliares. 4 – Melquias moveu ação judicial requerendo a decretação da falência da empresa MELODIA INSTRUMENTOS MUSICAIS LTDA., alegando existência de dívida na ordem de trinta e cinco mil reais. Diante deste cenário, o juízo da causa deve: A. Condenar Melquias por litigância de má-fé. B. Decretar a falência da empresa. C. Converter a ação em ação de cobrança pelo procedimento comum. D. Extinguir a ação sem resolução de mérito. E. Citar a empresa para pagamento no prazo de cinco dias.

Respostas

respondido por: nilidis
2

Olá, tudo bem?

O que nos pede o exercício

1 – Atende-se para a descrição abaixo: "ordem de pagamento à vista em favor de terceiro, emitida contra um banco em razão de fundos que a pessoa emitente dispõe naquela instituição financeira." A descrição do enunciado corresponde a(o):

A. Nota fiscal

Errada, nota fiscal é em favor de compra

B. Nota promissória

Errada, não é a vista

C. Cheque

Correta,  "ordem de pagamento à vista em favor de terceiro, emitida contra um banco em razão de fundos que a pessoa emitente dispõe naquela instituição financeira."

D. Duplicata

Errada, não é a vista

E. Boleto

Errada, pode ser a prazo

2 – O Tabelião de Protesto é uma pessoa investida nesse cargo em virtude de delegação do Poder Público. Ou seja, a atividade notarial, de protesto e também a de registro são essencialmente públicas, mas que, por razões diversas, não podem ser exercidas diretamente pelo Estado, que delega aos Tabeliães essa prerrogativa, desde que logrem êxito no devido concurso de provas e títulos a que são submetidos. Assinale a alternativa correta:

A. Devedor não é intimado acerca do protesto apresentado contra ele.

Errada , é intimado

B. O protesto gera efeitos judiciais e extrajudiciais.

Correta, gera tais efeitos

C. O cartório não concede prazo ao devedor para realizar o pagamento do título a ser protestado.

Errada, concede

D. O protesto destina-se a finalidade de provar publicamente a adimplência do devedor.

Errada, prova a inadimplência

E. O protesto é um ato informal que se destina a comprovar a inadimplência de uma determinada pessoa.

Errada, é um ato formal

3 – O próprio Código Civil no parágrafo único do artigo 966, menciona expressamente que não poderá ser empresário, vejamos: "Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce função profissão INTELECTUAL de natureza científica,LITERÁRIA  ou artística, ainda com o concurso de AUXILIARES ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa." Agora assinale a alternativa que menciona as palavras que completam as lacunas em sua ordem correta:

A. Civil – literária – funcionários.

ERRADA, CONFORME PARÁGRAFO ABAIXO

B. Civil – literal – auxiliares.

ERRADA, CONFORME PARÁGRAFO ABAIXO

C. Civil – literária – auxiliares.

ERRADA, CONFORME PARÁGRAFO ABAIXO

D. Intelectual – literária – funcionários.

ERRADA, CONFORME PARÁGRAFO ABAIXO

E. Intelectual – literária – auxiliares.

Parágrafo único do artigo 966: "Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa."

4 – Melquias moveu ação judicial requerendo a decretação da falência da empresa MELODIA INSTRUMENTOS MUSICAIS LTDA., alegando existência de dívida na ordem de trinta e cinco mil reais. Diante deste cenário, o juízo da causa deve:

A. Condenar Melquias por litigância de má-fé.

ERRADO, NÃO SE APRESENTA NO CONTEXTO ELEMENTOS DE LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ

B. Decretar a falência da empresa.

ERRADO, O PROCESSO TEM QUE CORRER PRIMEIRO

C. Converter a ação em ação de cobrança pelo procedimento comum.

ERRADO, ANTE SE EXIGIR A DECRETAÇÃO DE FALÊNCIA A AÇÃO DE COBRANÇA JÁ FOI FEITA

D. Extinguir a ação sem resolução de mérito.

ERRADO, TEM QUE CORRER O PROCESSO PRIMEIRO.

E. Citar a empresa para pagamento no prazo de cinco dias.

CORRETO, A EMPRESA DEVE SER CITADA PARA PAGAMENTO EM CINCO DIAS

Saiba mais sobre direito civil, acesse aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/1082597

Sucesso nos estudos!!!

Anexos:
Perguntas similares