Respostas
A intensidade sonora mede a quantidade de energia que uma onda sonora é capaz de transferir a cada segundo em uma área de 1 m².
O timbre é a característica dos sons que nos permite diferenciar uma nota musical emitida por um piano de um violino, por exemplo.
A altura de um som diz respeito à sua frequência, que mede o número de oscilações que a onda sonora produz a cada segundo.
Resposta:
Intensidade, timbre e altura
Explicação:
Intensidade:
A intensidade sonora mede a quantidade de energia que uma onda sonora é capaz de transferir a cada segundo em uma área de 1 m². A intensidade relaciona-se à amplitude da onda e é definida pela potência emitida pela fonte dividida pela área da frente de onda sonora, como mostramos a seguir:
I= P/A
I – Intensidade sonora (W/m²)
P – Potência (W)
A – Área da frente de onda (m²)
Timbre:
O timbre permite distinguirmos diferentes fontes sonoras graças ao formato da onda.
O timbre permite distinguirmos diferentes fontes sonoras graças ao formato da onda.
O timbre é a característica dos sons que nos permite diferenciar uma nota musical emitida por um piano de um violino, por exemplo. O timbre é o formato da onda sonora, cada instrumento musical apresenta um modo de vibração próprio, que resulta na produção de um som característico.
Altura:
A altura de um som diz respeito à sua frequência, que mede o número de oscilações que a onda sonora produz a cada segundo. A medida de frequência é dada em hertz (Hz).
f=n/Δt
n – número de oscilações
Δt – intervalo de tempo (s)