Explique de que forma a anemia é capaz de interferir no metabolismo energético muscular e relacione essa interferência ao fato de pessoas anêmicas se queixarem de falta de ar
Respostas
Resposta:
O termo “anemia” indica qualquer doença em que há uma redução da massa (ou quantidade) total de glóbulos vermelhos em um indivíduo. Na prática, a massa de glóbulos vermelhos é medida através da dosagem de uma proteína chamada hemoglobina, que é quem confere a tonalidade avermelhada ao sangue. Embora a consequência mais conhecida das anemias seja a coloração pálida da pele, a consequência mais problemática tem relação com a função dos glóbulos vermelhos. Como estas células são responsáveis pelo transporte do oxigênio para os tecidos, esta redução leva a uma menor liberação de oxigênio para todos os órgãos.
O impacto da anemia varia (i) conforme a necessidade de oxigênio de cada órgão; (ii) conforme a velocidade em que redução de glóbulos vermelhos ocorre (já que nosso organismo consegue se adaptar bem a reduções mais lentas); (iii) e à magnitude desta redução. Quando a anemia se estabelece de forma muito lenta, como por exemplo ao longo de anos, é possível que o corpo se adapte a funcionar relativamente bem com até 25% da massa normal de glóbulos vermelhos. Já no caso de anemias de estabelecimento mais rápido, como no caso de sangramentos agudos, quedas bem menores podem levar rapidamente à morte.
Espero ter ajudado:)
Resposta:
A anemia é caracterizada por algum distúrbio que prejudique o transporte de oxigênio pelas hemácias (hemácias com má formação, queda nos níveis de hemoglobina, deficiência de ferro no organismo). Sendo assim, pacientes anêmicos apresentam sintomas como fadiga, dificuldade para respirar e fraqueza nos membros pois os músculos apresentam uma deficiência de oxigenação, assim como ocorre nos alvéolos pulmonares.