o que é fungos e micose: causas, sintomas, prevenção e tratamentos. Os diferentes tipos de micose e fungo, causas e fatores de risco da micose e dos fungos e como a micose é transmitida e como prevenir?
Respostas
O QUE É FUNGOS E MICOSES: A micose é causada por mais de 100 espécies de fungos que se alimentam de gordura e queratina contidas no corpo. São infecções na pele que podem ser superficiais ou profundas.
CAUSAS: Os fungos são os principais causadores de micoses na pele, no entanto, para que a doença se desenvolva, é necessário que se reúnam outras condições, como a depressão do sistema imune, um ambiente quente e úmido e, além disso, na maioria dos casos é necessário haver contágio.
SINTOMAS: Uma infecção causada por um fungo, a micose costuma atacar a pele, as unhas e o couro cabeludo. Em geral, ela provoca sintomas como coceira, manchas brancas, rachaduras entre os dedos, deformação nas unhas.
PREVENÇÃO: Mantenha a pele limpa - hábitos de higiene são importantes na prevenção das micoses. Lave as mãos com freqüência para evitar a propagação da infecção. Mantenha a pele seca e fresca - seque-se muito bem após o banho, principalmente nas dobras do corpo, como axilas, virilhas e entre os dedos dos pés.
TRATAMENTOS: Para debelar a micose, o médico receita remédios antifúngicos em formato de cremes, sprays e esmaltes.
DIFERENTES TIPOS DE FUNGOS E MICOSES: Os tipos mais comuns de micoses superficiais são as dermatofitoses ou tinea, a pitiríase versicolor e as candidíases. Os dermatófitos são fungos encontrados no solo, em animais ou em humanos que digerem queratina e invadem a pele, os cabelos e as unhas, provocando uma série de manifestações clínicas.
CAUSAS E FATORES DE RISCO DA MICOSE E DOS FUNGOS: as micoses profundas acometem pessoas que apresentam grave deficiência imunológica, como pacientes com aids ou em tratamento contra o câncer.
MICOSE É TRANSMITIDA E COMO PREVENIR: A micose passa de uma pessoa para outra por contato. O fungo pode estar no chão, na água ou em objetos, como sapatos ou toalhas. Quanto maior o calor ou a umidade, maior a proliferação e o risco de contágio.Secar cuidadosamente as regiões de dobras do corpo, como axilas, dedos dos pés e virilha.
Evitar usar calçados fechados por longos períodos
evitar compartilhamento de toalha e entre outros