• Matéria: História
  • Autor: NutellaPepsi5942
  • Perguntado 6 anos atrás

escreva sobre a pré-historia do Planalto Serrano de Santa Catarina
Urgente!!​

Respostas

respondido por: joycedahal15
0

Descendentes dos pioneiros ainda vivemO

s Proto-Jê do Sul do Brasil são identificados dentro de uma cultura conhecida como tradição Taquara-Itararé, que engloba povoações que usam cerâmica, pedra lascada e polida, arte rupestre por diferentes tipos de sítios arqueológicos com arquitetura em terra, como são exemplos as aldeias de casas subterrâneas, os montículos, as plataformas que eram usadas para cremar os mortos e as praças de cerimônias funerárias, os danceiros.

O prefixo “proto” é utilizado para englobar nessa tradição todos os ancestrais dos atuais grupos Jê do Sul – os índios xoclengue e os caingangue, que estão até hoje no Oeste de Santa Catarina e em Misiones, na Argentina.

As provas mais antigas dessa tradição datam de 270 anos antes de Cristo, registros arqueológicos encontrados nas áreas dos rios Pelotas e Canoas em Santa Catarina.

A cerâmica dos Proto-Jê servia tanto para o preparo quanto para o consumo de alimentos ou bebidas. Por meio de uma análise científica chamada tafonomia, que identifica o tipo de grão de amido encontrado nos potes, os pesquisadores descobriram a forma como os alimentos eram preparados pelos indígenas: podendo ser cozidos, assados e, em alguns casos, até fermentados. Já sabem agora que eles faziam cerveja de milho e sopas de feijão com mandioca, por exemplo.

Mas a simbiose com a natureza não era total. Eles provavelmente praticavam a agricultura de coivara, ou seja, cortavam pequenas clareiras e queimavam a mata, para depois plantar. A prática é comum em outros povos nativos do Brasil e mostra que já realizavam alguma espécie de manejo dos recursos naturais que cercavam as aldeias.

Nas duas próximas páginas, você vai ver como era um pouco da vida dessa população.

A reconstrução é baseada em informações fornecidas pelos pesquisadores para retratar o cotidiano desses ancestrais catarinenses

Em Santa Catarina, a pesquisa está investigando fósseis e outros artefatos arqueológicos encontrados em um sítio de ritual funerário localizado em Campo Belo do Sul, próximo a Urubici, em parte do território onde hoje funciona a Vinícola Abreu Garcia. Foram encontrados objetos que resistem ao tempo como os feitos em pedra (lâminas, amoladores, percutores, talhadores) e os de cerâmica (como vasilhas de diversas formas - tigelas, copos, jarros, panelas), além de inscrições nas paredes rochosas de cavernas e rochedos. Também foram extraídas colunas de sedimento de banhados e lagos e amostras de solo em sítios arqueológicos para reconstruir a história da vegetação e do fogo dessas regiões, pelo menos, nos últimos dois milênios. (Fotos: Paisagens Jê do Sul do Brasil, Arquivo Pessoal)Oportunidade para 
o turismo regionalR

ecuperar a história dos povos que ocuparam a Serra antes da chegada dos colonizadores pode ser importante não só pelo aspecto histórico e antropológico do trabalho. As informações podem ajudar a compor um roteiro que sirva como atrativo adicional para esses sítios arqueológicos e até ajude na preservação.

Perguntas similares