1.Quantos períodos e orações há no trecho abaixo?
“Embora o Brás fosse um bairro de operários imigrantes, eram visíveis os contrastes culturais. No largo da Concórdia havia um teatro grande que acabou destruído, o Colombo. Ali cantaram os maiores tenores da época: Tito Schippa e Caruso. Diversas companhias Italianas de ópera e balés internacionais se apresentaram em seu palco.
porrr favor e agoraaa
Respostas
Resposta: Vizinha à nossa casa morava a professora de piano da minha irmã. Aos domingos essa senhora fazia audições com os alunos: tocavam violino, piano e cantavam ópera. Numa delas, eu ia passando pela casa e ouvi uma voz grossa: "Vienne per la strada del buosco, el tuo nuome connosco ...". Entrei pelo corredor lateral da casa, parei na porta da sala e fiquei ali para escutar melhor. Era uma canção triste.
Aí chegou uma senhora encorpada de meias pretas e sombrinha, e me surpreendeu distraído do lado de fora da porta:
- Você gosta de música, menino?
Fiquei envergonhado e disse que já estava de saída, mas ela me fez entrar. Mulher enérgica, difícil de contrariar.
Na sala, a vergonha aumentou, porque os homens estavam de gravata e as mulheres de roupa chique. Gostei muito do violinista que tocou um concerto de Paganini. E da Polonaise de Chopin, que uma moça tocou no piano. Durante o intervalo tomei guaraná com biscoito champanhe, coisa de luxo naquele tempo.
Embora o Brás fosse um bairro de operários imigrantes, eram visíveis os contrastes culturais. No largo da Concórdia havia um teatro grande que acabou destruído, o Colombo. Ali cantaram os maiores tenores da época: Tito Schippa e Caruso. Diversas companhias italianas de ópera e balés internacionais se apresentaram em seu palco.
Ao lado do Teatro Colombo erguia-se o Cine Babilônia, e, vizinho a ele, um sobrado com uma sacada na qual se apresentavam cantores populares para a platéia aglomerada no largo. Por ali passaram Orlando Silva, "o cantor das multidões", um dos maiores cantores brasileiros de todos os tempos, e Isaurinha Garcia. Foi ali o último show de Francisco Alves, antes de ele morrer num acidente que comoveu o país.
O largo da Concórdia foi palco de grandes demonstrações cívicas e manifestações de operários que lutavam por melhores condições de trabalho. Nessas ocasiões, a cavalaria da Força Pública atacava com bomba de gás lacrimogênio, cacetada e até tiros, às vezes. Os manifestantes corriam e jogavam rolha e bolinha de gude no chão, para desequilibrar os cavalos.
(VARELLA, Drauzio. Nas ruas do Brás.
Explicação:
Eu que eu sei
Resposta:
há 4 períodos.
Explicação:
um período se inicia com letra maiúscula e termina com pontuação, este texto no caso, termina cada período com um ponto final.