Qual a relação entre o “bota abaixo” e a revolta da população do Rio de Janeiro contra a vacinação obrigatória contra a varíola em 1904?
Respostas
Resposta:
Rodrigues Alves era um representante da oligarquia cafeeira, que em 1902 assumiu a presidência brasileira. O qual decidiu "higienizar" o Rio de Janeiro eliminando então seus cortiços e embelezando sua área central, inspirado no modelo parisiense.
Essa decisão acabou desabrigando muito pobres pois foi preciso demolir os casebres, cerca de 14 mil desabrigados uns com as suas casas demolidas outros despejados do centro se instalaram nos morros e periferias construindo barracos para viverem.
Oswaldo Cruz era um médico sanitarista que era responsável por eliminar a febre amarela, a varíola e a peste bubônica, as quais matavam milhões de pessoas na cidade do Rio.
Em 1904 foi imposta uma lei que declarava obrigatória a vacinação, lei essa que dividiu a cidade em duas metades : a contra e a metade a favor.
Cada lado tinha seus argumentos em relação a vacinação.
Os a favor argumentavam que muitas pessoas morriam por ano por causa da varíola no Rio, mais de 4 mil, e outro argumento era que na Europa a vacinação tinha sido adotada com sucesso.
Os contra a vacinação defendiam o fato de poder ter o direito de escolher tomar ou não a vacina. Outra coisa que os favorecia era que os soros e os funcionários de saúde não eram confiáveis, e os políciais usariam força para vacinar o povo.
Apesar de que o lado contra também tinha seus argumentos, ao ser convencido por Oswaldo Cruz, o Congresso aprovou em 1904 a Lei da Vacina Obrigatória, obrigando todos acima de seis meses de idade a tomarem a vacina contra a Varíola, já os desobedientes que se recusassem a tomar a vacina seriam ameaçados com multas e demissões.
A lei obrigando a vacinação, as demolições no centro, o alto custo de vida... Esses entre outros estavam revoltando a população o que levou a conhecida "Revolta da Vacina". A qual ocorreu entre 10 e 16 de novembro de 1904, com intensos conflitos a população armada de paus, pedras e pedaços de ferro, enfrentou a polícia em vários lugares pela cidade do Rio de Janeiro.
O estrago foi grande, incendiaram os bondes, arrancaram trilhos, depredaram lojas, e além de tudo cercaram o Palácio do Catete, sede do governo, para lutar contra a vacinação e a violência policial.
O governo então ordenou que os navios de guerra bombardeassem os bairros operários situados na orla litorânea, ao mesmo tempo o governo decidiu suspender a obrigatoriedade da vacinação.
Ou seja a higienização foi a base dos gritos de "bota a baixo" junto a outros fatos revoltantes e a revolta foi a principal consequência.
Explicação:
espero ter ajudado (~-_-)~