Uma versão eletrônica para a tabela periódica traz diferentes informações sobre um determinado elemento químico. Conforme mostrado abaixo, ela possibilita a obtenção de dados sobre: o número atômico, a massa atômica, a configuração eletrônica, o ano e o local de síntese e descoberta do elemento químico exposto e a imagem de uma aplicação. A seguir, tem-se alguns elementos extraídos dessa tabela períodica.
De acordo com dados apresentados sobre os elementos químicos, e com base nos conhecimentos da organização da tabela períodica e das ligações químicas, pode se inferir que
(A)
a partir da distribuição eletrônica, os átomos apresentados no diagrama encontram-se em três períodos distintos, possuindo de uma a três camadas em suas eletrosferas.
(B)
os átomos de sódio e potássio pertencem ao Grupo 1, chamados halogênios, com sete elétrons na camada de valência; e os de magnésio e cálcio pertencem ao Grupo 2, chamados calcogênios, com seis elétrons na camada de valência.
(C)
o fluoreto de cálcio (CaCl2) e o fluoreto de sódio (NaF) são compostos iônicos mais estáveis que o composto molecular difluoreto de oxigênio (OF2).
(D)
algumas das ligas metálicas que podem ser produzidas com esses elementos, a de Mg-Br-Ca tem uso em implantes cirúrgicos; enquanto que de Na-F tem uso na secagem de solventes para destilação
Respostas
Resposta:
Questão C ( o fluoreto de cálcio (CaCl2) e o fluoreto de sódio (NaF) são compostos iônicos mais estáveis que o composto molecular difluoreto de oxigênio (OF2).
Pode confiar fiz no ON e está certo!
Explicação:
Ao ler as situações expostas, estaria apto a compreender a linguagem utilizada, bem como investigar e avaliar a coerência da comparação entre as ligações iônicas dos compostos fluoreto de cálcio (CaCl2) e o fluoreto de sódio (NaF) e a ligação covalente do composto molecular difluoreto de oxigênio (OF2), por meio da análise de suas definições (gabarito C), sendo a ligação iônica como aquela que estabiliza a eletrosfera dos átomos envolvidos, enquanto a ligação covalente apenas compartilha os elétrons nas eletrosferas, e, ao associar a ideia de estabilidade do átomo, conseguir inferir que a afirmativa trazida está correta.